UFRGS testa risers e umbilicais


O Laboratório de Metalurgia Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebeu esta semana sua quinta bancada de testes de fadiga em risers e umbilicais. Com as novas instalações, o laboratório passa a ter capacidade de carga de fadiga da ordem de 500 t e carga estática de 1.200 t.

Além dos equipamentos, que foram adquiridos nos últimos três anos via investimento de R$ 12,3 milhões, aportados pela Petrobras, o laboratório ganhou mais espaço: cerca de 400 m² foram acrescidos à sua área. “Os investimentos representam um salto na qualidade e capacitação do laboratório, que, hoje, está muito bem consolidado”, afirma o coordenador da unidade, Telmo Roberto Strohaecker, destacando que o laboratório é autor de sete patentes.

De acordo com o acadêmico, o laboratório trabalha atualmente em nove projetos contratados pela Petrobras, incluindo pesquisa sobre caracterização de materiais de alta resistência para arames de risers e umbilicais a serem utilizados no pré-sal. O objetivo é realizar ensaios de fadiga e corrosão desses materiais quando em contato com compostos como H2S e CO2.

Atualmente, há uma fila de espera de fabricantes de dutos para realizar testes em seus equipamentos no laboratório.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir