Plataformas de Sergipe em audiência


O Ibama realiza no próximo dia 19 uma audiência pública para discutir o programa de revitalização dos campos de Salgo, Camorim, Caioba, Dourado e Guaricema, operados pela Petrobras em águas rasas da Bacia de Sergipe. O encontro pretende apresentar para a sociedade os projetos de novos poços exploratórios e injeção de água da Petrobras naquela região.

A petroleira vem encontrando dificuldades em manter a produção nas áreas de águas rasas de Sergipe, mas não apenas ambientais. Negociações estão sendo mantidas com o Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e também com o Ibama para garantir a operação da plataformas, que juntas produzem 3,6 mil bpd de óleo e 1,2 milhão de m³/d de gás natural. 

No final de maio, a SRTE fez exigências para melhorias das condições das instalações de produção. Foi recomendado, inclusive, que a Petrobras encontrasse solução alternativa para o embarque de trabalhadores, que hoje é feito por guindaste e cestinha, assim como a adequação da habitação das unidades à norma NR-30.

De acordo com a Petrobras, os reparos imediatos das plataformas, incluída a instalação de um flotel, licença ambiental para lançamento de duto, pintura e demais adequações, exigem investimentos de aproximadamente R$ 190 milhões. A empresa, contudo, pretende antes conseguir as licenças ambientais para a perfuração dos poços, sem a qual a revitalização das plataformas não faria sentido.

A Petrobras entende que, para fazer investimentos precisará contar com perspectivas concretas de obtenção de licença ambiental, o que lhe garante a implantação dos projetos de revitalização há vários anos programados para aquela área de produção, já que todos os campos que ali são campos maduros.
Uma definição sobre a parte ambiental do projeto, porém, não deve sair antes do início do próximo ano. 

“Até o final do ano não deve sair uma decisão”, afirma o coordenador de Petróleo e Gás do Ibama, Cristiano Vilardo, que palestrou nesta quarta-feira (26/10) na Vitória Oil & Gas.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir