Opep produz mais 550 mil b/d

A produção de óleo cru dos países-membros da Opep aumentou em 550 mil barris/ dia, para 30,6 milhões b/d, em novembro, em relação ao mês anterior, segundo pesquisa da Platts. A alta foi puxada pelos volumes da Líbia, Arábia Saudita, Nigéria e Angola.

A produção da Líbia cresceu numa base mensal de 200 mil barris/dia para 550 mil barris/ dia, chegando a produção total de 840 mil barris/dia em novembro. A produção da Angola totalizou 1,8 milhão de barris/ dia, aumento de 100 mil em relação a outubro. Já os volumes da Nigéria cresceram numa sequência de 100 mil barris/ dia a cada mês. A Arábia Saudita, por sua vez, produziu 9,7 milhões de barris/ dia em novembro, 100 mil b/d a mais que em outubro. No Iraque e no Kuwait, o volume total de crescimento chegou aos 570 mil barris/ dia.

O encontro da organização em Viena nesta quarta-feira (14/12) ainda não tem um direcionamento sobre corte ou manutenção dos níveis de produção. No encontro de junho, a organização permitiu que seus países membros decidissem individualmente estes níveis. Na nota da Opep de novembro sobre o mercado de óleo, a organização estimou que a produção de 2012 será de 30,04 milhões de barris/ dia. O boletim de dezembro será divulgado nesta terça-feira (13/12), um dia antes da reunião.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir