BP destaca pré-sal no caminho da autossuficiência ocidental

A petrolífera britânica BP divulgou nesta quinta-feira, na sede da empresa em Londres, o Energy Outlook 2030, estudo no qual projeta o cenário energético mundial. Dentre as apostas em uma demanda global crescente nos próximos 20 anos, a companhia destacou o pré-sal como um dos pilares da autossuficiência por petróleo no hemisfério ocidental.
Segundo o documento, “o crescimento de fontes não-convencionais, incluindo óleo e gás provenientes de xisto nos EUA; petróleo de areias betuminosas do Canadá e de águas profundas brasileiras, associados ao declínio contínuo da demanda por petróleo, colaborará para que o hemisfério ocidental se torne quase que totalmente autossuficiente em 2030.”

Nesta configuração, o resto do mundo, especialmente a Ásia, dependerá mais do Oriente Médio. De acordo com a BP, essa região é a que mais detêm a capacidade de aumentar a produção para atender às novas demandas globais. Entretando, em âmbito global, o petróleo continuará a perder mercado, graças à concorrência das energias renováveis, mas, mesmo assim, ainda vai manter, em 2030 a hegemonia na matriz mundial. Espera-se, de acordo com a BP, que a demanda por hidrocarbonetos líquidos atinja 103 milhões de barris por dia (b/d), um crescimento de 18% a partir de 2010.

Demanda global
O crescimento da demanda global por energia será provavelmente de 39% até 2030, ou 1,6% ao ano, quase que inteiramente nos países fora da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A matriz energética global continuará sendo dominada por combustíveis fósseis; cuja participação será de 81%, de acordo com as estimativas da BP, cerca de 6% abaixo dos níveis atuais.

Nesse período também deverá ser observado um aumento na substituição de combustíveis, com o uso de mais gás natural e fontes renováveis, em detrimento do carvão e do petróleo. Esta troca gradual deverá contribuir para que as energias renováveis, incluindo os biocombustíveis, continuem a ser as fontes energéticas com maior crescimento global, a uma taxa anual superior a 8%.

Fonte: NN Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir