Conteúdo Local: Empresas buscam certificação

Conteúdo Local: Empresas buscam certificação

QUALIFICAÇÂO A parcela de participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços para um determinado empreendimento é denominada de conteúdo local. Quando uma plataforma, navio ou outro projeto possui um alto índice de conteúdo local significa que os bens e serviços utilizados em sua construção são, em grande parte, de origem nacional, e não importados. Para atender essa demanda do setor petrolífero, a Petrobras e outras grandes companhias vêm buscando profissionais qualificados que possam colaborar com essa exigência.

CLÁUSULA Segundo a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), os Contratos de Concessão para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural, firmados com as empresas vencedoras nas Rodadas de Licitações, incluem a Cláusula de Conteúdo Local, que incide sobre as fases de exploração e desenvolvimento da produção. Em nota, a ANP, diz que o dispositivo contratual tem o objetivo de incrementar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas, nos projetos de exploração e desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural.

EMPREGOS O resultado esperado da aplicação da cláusula é o impulso ao desenvolvimento tecnológico, a capacitação de recursos humanos e a geração de emprego e renda neste segmento. De acordo com a gerente operacional de contratos de conteúdo local da ABS Group Services, Thereza Moreira, quando a empresa conhece o processo de certificação, o trabalho da certificadora flui com mais facilidade, pois a companhia entende a necessidade de fornecer a documentação. A política de conteúdo local para o setor de petróleo e gás brasileiro é definida pelo Ministério de Minas e Energia.

FUTURO A Petrobras lançou, no fim do ano passado, o portal Profissões de Futuro, do projeto homônimo que tem por objetivo revelar a estudantes de todo o País as oportunidades de carreira de nível técnico, oferecidas pelo setor de petróleo e gás. Até 2015, devem surgir mais de 50 mil vagas por ano para técnicos na indústria de petróleo, gás e energia e também no segmento naval – indústria naval e estaleiros. No portal, os interessados vão encontrar informações sobre o que é cada profissão, as áreas de atuação, os cursos das instituições parceiras e notícias atualizadas relacionadas às carreiras.

CURSO Será realizado, no dia 17 de janeiro, no CTNN, o primeiro Workshop Conteúdo Local de 2012. O treinamento visa capacitar os fornecedores na compreensão da metodologia de cálculo e certificação de conteúdo local atendendo a Resolução ANP n° 36 de 13.11.2007.

Fonte: NN Notícias

1 comentários:

Rafael Costa disse...

Infelizmente as empresas só se deram conta dessa importâcia depois das multas da ANP.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir