Statoil anuncia grande descoberta de petróleo no Ártico

A petrolífera norueguesa Statoil fez uma segunda grande descoberta de petróleo equivalente no Mar de Barents em menos de um ano, aumentando as perspectivas de reservas na remota região do Ártico. A descoberta melhorará também as perspectivas para a Noruerga, oitava maior exportadora de petróleo do mundo e segunda maior de gás. O país vem reduzindo a produção do óleo desde 2001 e fez uma série de descobertas marítimas ao longo do último ano.

A nova reserva, batizada de Havis, pode possuir entre 200 milhões e 300 milhões de barris de óleo equivalente. Junto com a outra descoberta na região, chamada de Skrugard, pode fornecer entre 400 milhões e 600 milhões de barris, informou a Statoil.

"A Havis é nossa segunda maior descoberta no Mar de Barents em termos de impacto em nove meses", declarou o presidente-executivo Helge Lund em comunicado. "O volume e as propriedades da descoberta fazem dela um par da Skrugard. Skrugard e Havis abrem uma nova província de petróleo no Norte", declarou. As sócias na nova descoberta são Statoil (50%), a italiana Eni (30%) e a também norueguesa Petoro (20%). As duas reservas estão sob a mesma licença de produção no Mar de Barents, mas não estão interligadas, detalhou a Statoil.

Fonte: Folha UOL

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir