Refino tem conteúdo local de 85%


As obras de modernização no parque de refino da Petrobras alcançaram 85% de conteúdo local entre 2007 e 2011. O número foi apurado em um estudo realizado pela Onip, abrangendo 16 empreendimentos executados em oito refinarias, totalizando R$ 27 bilhões em investimentos.

A Recap alcançou o maior índice, com 90%, sendo seguida pela Repar (88%), Replan (86%) e Rlam (86%). A maior parte dos índices foi composta pela contratação de serviços, que corresponderam entre 65% e 72% do número final. A parcela referente a equipamentos variou de 18% a 26%, enquanto o item materiais ficou entre 7% e 12%.

Entre os equipamentos comprados no Brasil, o maior conteúdo local foi aferido nos permutadores, com 73%, seguido pelas torres de destilação (72%) e vasos (59%). Os menores índices ficaram com fornos (30%) e compressores (33%). No total, incluindo os equipamentos comprados no exterior, o índice local ficou em 25%.


O levantamento foi baseado em 79 contratos de EPC para a realização de obras nas refinarias RPBC, Recap, Revap, Replan, Reduc, Regap, Repar e Rlam. A Onip utilizou como metodologia a apuração com base na declaração fornecida pelas empresas contratadas, com a aferição em loco para alguns itens selecionados.


Os números foram apresentados hoje (7/2), em evento organizado pela Onip, com a participação do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e o diretor da ANP, Florival Carvalho.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir