"Conteúdo Local não é garantia de peças mais caras", diz especialista.


NACIONAL
A parcela de participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços para um determinado empreendimento é denominada de conteúdo local. Quando uma plataforma, navio ou outro projeto possui um alto índice de conteúdo local significa que os bens e serviços utilizados em sua construção são, em grande parte, de origem nacional, e não importados. Para atender essa demanda do setor petrolífero, a Petrobras e outras grandes companhias vêm buscando profissionais qualificados que possam colaborar com essa exigência.



EQUIPAMENTOS
Em entrevista ao NN, o diretor da divisão de Óleo e Gás da Siemens no Brasil, Welter Benicio, disse que localização é a palavra-chave da companhia. “Nos últimos cinco anos a nossa empresa inaugurou oito unidades de produção e atualmente possui 13 fábricas, empregando quase onze mil pessoas. Portanto, temos uma forte base produtiva local”. Realizado na semana passada, o Naval Congress contou com a presença da gerente de Conteúdo Local da ABS, Thereza Moreira. Em seu discurso, Thereza garantiu não ser verdadeira a tese de que produtos brasileiros encarecem as obras da área de petróleo. O ABS é credenciado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para indicar o grau de conteúdo local. “Posso garantir que conteúdo local não significa que peças e equipamentos nacionais são mais caros”, disse.

CAPACITAÇÃO
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, anunciou no início do mês, na sede da empresa, o início do processo seletivo para cursos gratuitos coordenados pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). O programa ficará diretamente ligado à presidência. O objetivo é qualificar mão-de-obra para atender à demanda do setor de petróleo e gás natural. Graça nomeou Paulo Alonso como assessor da presidente para conteúdo local e Prominp. Ele cuidará do programa e dos princípios e metodologia de conteúdo local, funcionando como uma espécie de "guardião da política de conteúdo local da companhia." Segundo a Petrobras, serão oferecidas perto de 11 mil vagas, em 14 estados, abrangendo todos os níveis de escolaridade.

CURSO
Em função das atuais regras da Agência Nacional do Petróleo (ANP) exigindo a apresentação da certificação de conteúdo local dos fornecedores de bens e serviços, será realizado dia 03 de abril no CTNN, o curso Workshop Conteúdo Local. Ministrado pela gerente de conteúdo local da ABS Group, Thereza Moreira, o evento tem por objetivo apresentar aos potenciais fornecedores nacionais do setor de petróleo e gás os mecanismos de obtenção da certificação de conteúdo local, além de informar sobre os desafios e as oportunidades ligados ao tema.

Fonte: NN Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir