Estaleiro Jurong desenvolve projeto de responsabilidade socioambiental


Com a perspectiva no desenvolvimento sustentável da região de Aracruz e áreas vizinhas, o Estaleiro Jurong Aracruz está colocando em prática um extenso projeto de educação profissional para cerca de 670 trabalhadores. O projeto, que está sendo realizado em parceria com entidades educacionais e as prefeituras de Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva, é composto por 25 cursos que totalizarão 3.780 horas de qualificação e aperfeiçoamento.

O projeto vai oferecer aos moradores da região de influência do estaleiro chances de aproveitar as oportunidades oriundas da intensificação de diversas atividades econômicas, alavancadas pela chegada da empresa, que vai gerar 2,5 mil empregos durante a sua construção e mais 6 mil a partir da sua operação.


Os candidatos, em sua maioria, são moradores do próprio município de Aracruz, principalmente das áreas de influência direta do empreendimento – Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Coqueiral, além da própria Aracruz Sede. São cerca de 2,6 mil moradores dessa área, o que representa 70% dos interessados.


As provas de seleção para ingresso ao programa de capacitação para os primeiros treze cursos aconteceram neste domingo (11/03), em Aracruz. Cerca de 3,7 mil candidatos concorrem às vagas dos cursos, que serão gratuitos e que darão direito a todo o material didático. Aos alunos aprovados, moradores das localidades fora da sede do município de Aracruz, será viabilizado o transporte gratuito, por meio das parcerias com as prefeituras.


Projeto tem participação popular

O projeto do curso é resultado de um profundo estudo do panorama socioeconômico local, realizado anteriormente com a participação da sociedade, representada por entidades comunitárias e pelos órgãos governamentais. A definição dos títulos dos cursos partiu também de um cadastramento prévio realizado junto à população, com o objetivo de obter um levantamento dos interesses e necessidades locais, referentes à capacitação profissional.


Desse processo, foram definidos 44 títulos e em seguida, encaminhados às comunidades, que se mobilizaram e elegeram os 25 títulos de cursos a serem desenvolvidos no projeto.


Participaram do processo onze associações de moradores da orla de Aracruz e Fundão, o Conselho Popular de Aracruz e uma federação de associações de moradores.


Provas de seleção

As seleção dos candidatos acontece em apenas uma fase, por meio de questões objetivas, sendo vinte de português e vinte de matemática, além de um questionário socioeconômico, também composto por vinte questões. Os pré-requisitos básicos para a inscrição delimitaram cidadãos com idade a partir 17 dos anos, que tenham concluído o ensino fundamental ou médio em escolas públicas, além de requisitos específicos para cada curso. Os resultados das provas serão divulgados no dia 20 de março e estarão disponíveis nas instituições de ensino responsáveis por ministrar os cursos, nos locais onde foram realizadas as inscrições e no site da empresa (www.jurong.com.br).


As matrículas dos candidatos aprovados acontecem de 20 a 23 de março no Senai e na Casa do Estudante. Os candidatos selecionados deverão comprovar, por meio de documentação, todas as informações fornecidas na ficha de inscrição e durante a seleção.


Entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre de 2013 será realizado o processo seletivo para os cursos de Instalações Elétricas Prediais, Eletrotécnica, Automação Industrial, Mecânica de Manutenção Industrial, Soldador (Eletr.Revestido,MIG,TIG), Bombeiro Hidráulico, Gestão Ambiental, Eletricista de Manutenção, Encanador Industrial, Auxiliar em Recursos Humanos, Cuidador de Idosos e Instrumentação Cirúrgica.


O projeto de Capacitação Profissional do Estaleiro Jurong atua junto às comunidades da área de influência do empreendimento há mais de um ano, realizando debates democráticos e promovendo ações em diversas áreas com o objetivo de promover o envolvimento da empresa nas questões que envolvem a sustentabilidade ambiental, econômica e social da região.

Fonte: Crossmedia Comunicação Integrada
Por: Sandro Costa

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir