Pré-sal ganha poço horizontal


A Petrobras concluiu neste mês a perfuração do primeiro poço horizontal do pré-sal. O poço foi perfurado em um ângulo de 85° e atravessou 950 metros do reservatório principal do campo de Lula, navegando nos 50 metros do topo da jazida.

O poço foi revestido com um liner por dentro de todo o reservatório e vedado externamente de modo a possibilitar a intervenção de uma seção isoladamente.


Um dos objetivos da Petrobras com o projeto é dominar a tecnologia para viabilizar sua aplicação em poços horizontais e de inclinação em outras áreas do pré-sal. A companhia já havia perfurado quatro poços direcionais com ângulos até 51° no prospecto.


A alternativa horizontal é indicada para aumentar a produtividade em áreas onde o reservatório é menos espesso ou mais fechado. Em princípio, a previsão da Petrobras é que a maioria das áreas do pré-sal seja explorada com poços verticais.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir