Pré-sal ganha poço inteligente

A Petrobras instalou no início da semana o primeiro sistema de completação inteligente no pré-sal, no sistema de produção piloto do campo de Lula. O equipamento foi instalado em um poço injetor de gás, com duas zonas de injeção e já está em operação.

A expectativa é que parte dos poços do pré-sal utilizem a tecnologia. Os principais benefícios estão no custo evitado da utilização de sondas para abrir e fechar uma ou outra zona do poço e o melhor gerenciamento do reservatório.

A tendência inicial é a aplicação em poços com duas zonas de trabalho, mas não está descartada a aplicação em poços com mais de duas zonas no futuro. A decisão vai depender do balanço entre a confiabilidade do sistema e o custo evitado de intervenção no poço.

A Petrobras já assinou contratos para a instalação do sistema de completação inteligente em poços dos projetos piloto de Sapinhoá (ex-Guará) e Lula Nordeste na área do pré-sal. A empresa já tem cinco sistemas instalados na Bacia de Campos.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir