Brasil afeta produção de petróleo fora da Opep, diz AIE

Problemas em campos de petróleo do Brasil contribuíram para a queda da produção nos países de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), aponta a Agência Internacional de Energia (AIE). A entidade estima que a oferta de fora da Opep tenha recuado para 52,7 milhões de barris por dia (bpd) em março, uma redução de 500 mil bpd.

Além do Brasil, a AIE afirma que a produção foi afetada por dificuldades mecânicas e meteorológicas no Mar do Norte, Canadá e Austrália; a continuidade dos problemas e novas sanções na Síria; greves trabalhistas na Colômbia e no Iêmen; e a disputa entre o Sudão e o Sudão do Sul.

No Brasil, a produção de petróleo caiu para 2,2 milhões de bpd em fevereiro (último dado computado pela AIE), uma redução de 30 mil bpd. A entidade relata que a plataforma FPSO que estava produzindo 20 mil bpd na concessão BM-S-9 de Carioca Nordeste foi fechada no final de janeiro, por cerca de 60 dias.

A Chevron também identificou recentemente um vazamento perto do campo de Frade. "Nenhum fechamento foi anunciado, mas como medida conservadora, reduzimos a produção em 20 mil bpd, para 230 mil bpd, para o segundo trimestre de 2012", diz a AIE.

Segundo a entidade, se o campo precisasse ser obstruído, o impacto seria muito maior. "O cenário mais provável é que somente alguns dos 29 poços ou uma das três plataformas FPSO seriam fechados."

Para 2012, a AIE projeta que a produção brasileira terá alta de 20 mil bpd, para 2,3 milhões de bpd.

Fonte: Agência Estado
Por: Daniela Milanese

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir