Conter vazamentos vira negócio para petrolíferas

Várias empresas que desenvolveram novas maneiras de conter derramamentos de petróleo em alto-mar após o desastre da plataforma Deepwater Horizon estão levando essas tecnologias para o mundo todo, esperando lapidar sua reputação e reduzir os riscos de uma atividade arriscada, mas lucrativa.

A principal delas é a BP PLC, gigante petrolífera do Reino Unido que esteve no centro do acidente com a Deepwater Horizon, há dois anos, que matou 11 pessoas, lançou uma enorme mancha negra no litoral dos Estados Unidos no Golfo do México e quase levou a empresa à falência.

A BP lançou um dispositivo de 500 toneladas para contenção de derramamentos de óleo, projetado para ser enviado de avião de imediato para qualquer parte do mundo onde a empresa perfura o leito oceânico buscando petróleo. O sistema pode ser baixado ao fundo do mar, em águas profundas, por uma sonda, e então montado em cima da boca do poço, no leito marinho, para estancar o jorro. Ele fica armazenado em uma antiga siderúrgica perto do Canal de Navegação de Houston, no litoral do Estado do Texas.

O sistema da BP,, que custou US$ 50 milhões para desenvolver, é um conjunto de caixas e cilindros mais ou menos do tamanho de uma casa, e parece um gigantesco Lego feito de peças metálicas amarelas. Esse grande peso é necessário para operar em profundidades de até 3.000 metros e suportar vazamentos de alta pressão. O kit pode ser colocado em cima de um preventor de explosão quebrado - aparelho que já é uma espécie de tampão - para cobrir um vazamento, ou colocar em cima da boca de um poço aberto que está vazando.

São necessários cinco enormes aviões de carga da Antonov Co. e ainda dois aviões B747-400 da Boeing Corp. para transportar o kit inteiro até seu destino.

Fonte: Valor Econômico/Por Ángel González | The Wall Street Journal

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir