Equador diz que pagará US$ 217 mi à Petrobras por ativos


O Equador afirmou nesta segunda-feira que concordou em pagar 217 milhões de dólares à Petrobras pelos ativos que a companhia estatal brasileira desenvolveu quando operou um dos maiores blocos petrolíferos do país andino.

A Petrobras abandonou o Equador em 2010 devido a um desacordo com o presidente equatoriano, Rafael Correa, para mudar o contrato de participação a um de prestação de serviços, pelo qual se decidiu finalizar o acordo de operação do bloco 18 na floresta equatoriana. Desde então, o governo vinha negociando com a petrolífera o montante da liquidação que lhe correspondia, em meio a ameaças da Petrobras de entrar com um processo contra o Estado equatoriano.

"Chegamos a um acordo sobre o montante e a forma de pagamento com a Petrobras que poderá se concretizar nas próximas semanas", disse o ministro de Recursos Naturais Não Renováveis, Wilson Pástor, durante assinatura de acordos para exploração de três campos para a produção de 15.000 barris diários.

"Estamos falando de um total de 217 milhões de dólares a ser pago em duas quotas anuais", acrescentou o ministro ao indicar que ainda falta acertar detalhes tributários que não alterariam o acordo entre as partes.

Durante a negociação, o governo equatoriano ofereceu um montante menor à petrolífera brasileira por seus ativos no país. O campo que era operado pela Petrobras passou para as mãos da estatal Petroamazonas.

Com a renegociação dos contratos há dois anos, o Equador conseguiu aumentar sua renda petrolífera, garantir investimentos das empresas privadas e aumentar a produção, segundo autoridades locais.

Fonte: Reuters

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir