'Novo' gás natural nos EUA atrai interesse da Braskem

A Braskem revelou ontem estudos para processar gás de xisto no mercado norte-americano. O gás de xisto, ou "shale gas", está promovendo a retomada da indústria petroquímica local. A empresa é a sexta maior petroquímica do mundo, atrás de gigantes como Sabic, Exxon, Dow, Ineos e LyondellBasel.

Segundo Carlos Fadigas, presidente da Braskem, o plano da companhia é tentar produzir o próprio propeno, que será consumido nas cinco plantas de PP, ou polipropileno, que a empresa tem nos Estados Unidos.

A grande oferta de gás natural de xisto abre a possibilidade de a empresa obter o propano e convertê-lo em propeno para suas fábricas.

Não há definição sobre investimentos. A Braskem não descarta a opção de buscar um parceiro para o projeto. "Poderíamos oferecer a garantia de compra do propeno", disse Fadigas.

MÉXICO
Enquanto o projeto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) não sai do papel, a Braskem avança em outros mercados.

A empresa promete iniciar neste ano a construção da central petroquímica no México, onde pretende investir cerca de US$ 4 bilhões.

A Braskem e a Abiquim, a associação da indústria química, têm cobrado do governo federal uma política industrial. "O que a petroquímica será no fim da década dependerá de decisões tomadas agora", disse Fadigas.

O principal pedido do setor é a definição de uma política industrial que dê condições para o uso do gás natural como matéria-prima na indústria. Hoje, o insumo tem uso energético.

BALANÇO
A Braskem fechou o primeiro trimestre de 2012 com lucro líquido de R$ 152 milhões, valor 50% inferior ao resultado obtido no mesmo período ao ano passado.

O presidente da empresa disse que a queda de demanda no mercado internacional interferiu no resultado. No Brasil, houve pequena recuperação das vendas.

Fonte: Folha de São Paulo/AGNALDO BRITO DE SÃO PAULO

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir