Technip traz flexível elétrico


A Technip vai fabricar tubos flexíveis com sistema de aquecimento no Brasil de olho na demanda do pré-sal e exigências de conteúdo local. O produto será fornecido pela Flexibras, a segunda fábrica de linhas flexíveis do grupo no país, que está sendo construída no Porto do Açu e entra em operação no segundo semestre de 2013.

O sistema de aquecimento é alimentado por cabos elétricos instalados entre as camadas do revestimento da linha. A tecnologia é uma solução desenvolvida para acelerar o escoamento de petróleo e evitar a deposição de parafina, sendo indicada para campos com a produção de óleo pesado e parafínico.

A solução é aplicada com eficiência para distâncias de até 8 km entre o poço e a plataforma. Para distâncias maiores, a Technip utiliza uma solução combinada com tubos rígidos do tipo pipe-in-pipe, como no projeto da ISLAY, operado pela Total no Mar do Norte.

A Technip já mantém um contrato de fornecimento de linhas com aquecimento térmico no Brasil para o projeto Papa-Terra, na Bacia de Campos, operado pela Petrobras. O suprimento está sendo importado da fábrica do grupo na França.

Fibra de carbono
A empresa também estuda a fabricação no Brasil de tubos flexíveis com armadura feita de perfis de fibra de carbono. A linha chega a pesar até 50% menos que o similar em fios de aço, além de ser mais resistente a corrosão por H2S e CO2, presentes no pré-sal.

Segundo o diretor Comercial da Technip, Paulo Veronesi, a solução oferece vantagens apesar do custo maior do material. “O investimento é compensado pelo menor custo de instalação e manutenção nos sistemas de produção em águas profundas”, afirmou.

O produto foi desenvolvido recentemente e está em fase de qualificação técnica no Brasil junto a Petrobras e outras operadoras. O produto ainda não é comercializado no mundo.

Veronesi apresentou as novas tecnologias desenvolvidas pela Technip que terão aplicação no pré-sal no evento Subsea Fórum, que está sendo promovido pelo IBP no Rio de Janeiro-RJ.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir