Irã diz que oferta excedente derruba preço do petróleo


O Irã pediu neste sábado que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) respeite o teto de produção, culpando a oferta excedente pela queda de preço abaixo de US$ 100/barril e associando parcialmente a desvalorização da commodity à campanha eleitoral nos Estados Unidos. As declarações anunciam um debate vigoroso sobre a produção na reunião entre os membros da Opep, na quinta-feira (14).

O presidente da Opep no Irã, Muhammad Ali Khatibi, disse à agência Dow Jones que "um preço abaixo de US$ 100 (o barril) é o preço da oferta excedente." Ele disse que um crescimento da produção por parte de alguns membros da Opep no Golfo e em outros lugares elevou a produção do grupo acima das necessidades atuais e do teto acordado de 30 milhões de barris por dia.

"O aumento na produção não é para consumo", mas está indo para os estoques, que "colocam pressão sobre os preços", disse Khatibi. Tal acúmulo de estoques está relacionado a preocupações geopolíticas, mas também ao interesse de diminuir as cotações antes das eleições americanas, afirmou ele.

"O governo dos EUA está fazendo o seu melhor para baixar o preços dos produtos derivados do petróleo ao consumidor final, especialmente a gasolina", avaliou o presidente da Opep no Irã. "Há uma relação entre o preço da gasolina e o voto do povo americano", acrescentou ele.

Contudo, Khatibi disse que o colapso de preços visto durante a recessão de 2008 não era do interesse de qualquer participante do mercado de petróleo. "Ninguém quer voltar para 2008. É ruim para os produtores, consumidores e investidores", observou ele. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir