Statoil confirma descoberta de gás Tanzânia

A Statoil confirmou sua segunda grande descoberta de gás no mar dar Tanzânia. Operadora do Bloco-2, a norueguesa encontrou no poço de Lavani uma coluna de gás de 95 metros de espessura, com alta porosidade e permeabilidade, perfazendo um potencial estimado em 84 bilhões de m³.

De acordo com o diretor de Exploração da Statoil, Tim Dodson, perfurações subsequentes ainda estimaram a presença de mais 28 bilhões de m³ de gás em Zafari, primeira grande descoberta da Statoil no bloco offshore tanzaniano. Os poços ficam a uma distância de 16 km um do outro.

Com as novas prospecções a Statoil contabiliza uma recuperação total de gás na ordem de 250 bilhões de m³ de gás. “Os resultados, até o momento, estabelecem um importante passo em direção a possibilidade de desenvolver gás natural na Tanzânia”, disse Dodson.

O poço de Lavani foi perfurado em lâmina d'água de 2.400 m pela sonda Poseidon, da Ocean Rig. O poço exploratório, de acordo com a petroleira, cobre uma área de 5.500 km². A campanha global de exploração em blocos nos quais a Statoil participa soma 70 descobertas nos últimos 14 meses.

No Brasil, as descobertas da Statoil concentram-se nos campos de Peregrino Sul e Pão de Açúcar. Ademais, a norueguesa explora no Ártico (Barent Sea), em blocos do Mar do Norte. Na Tanzânia, a Statoil opera o Bloco-2 com 65% de participação em sociedade com a Exxon (35%).

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir