Brasil corta imposto de 569 produtos importados e beneficia indústria

O imposto de importação de 569 bens de capital (máquinas e equipamentos industriais) e bens de informática e telecomunicações que não são produzidos no Brasil caiu para 2% até 31 de dezembro de 2013, informou nesta sexta-feira (6) a Camex (Câmara de Comércio Exterior).

As alíquotas originais desses produtos variavam entre 14% e 16%. De acordo com o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), 376 desses produtos (dois terços do total) já estavam com alíquota de 2%, percentual que foi renovado até o final do ano que vem.

O montante gasto pelas indústrias para importar esses bens será de US$ 1,4 bilhão, e os produtos serão usados em projetos que totalizam US$ 5,8 bilhões em investimentos.

Os principais setores beneficiados, em relação ao valor dos investimentos globais foram o automotivo (19,71%), a siderurgia (12,50%), o petrolífero (12,22%), o gráfico (10,41%) e a construção civil (10,35%).

Os produtos que terão seus impostos de importação reduzidos são provenientes da Alemanha (25,4% do total das importações), dos EUA (24,1%), da Itália (9,3%) e da Índia (7,3%).

Esse tipo de redução temporária de impostos de importação de produtos que não são fabricados no Brasil é um mecanismo batizado como ex-tarifário, e tem como objetivo estimular e permitir investimentos produtivos no país.

Fonte: Folha UOL

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir