Empresas privadas oferecem petróleo iraniano mais barato


Algumas empresas privadas obscuras estão oferecendo petróleo iraniano com grandes descontos a traders europeus, num momento que o Irã busca formas para restaurar os fluxos de exportação de petróleo, atingidos por sanções ocidentais.

Os comerciantes que compram petróleo para refinarias europeias dizem que estão recebendo ligações diárias oferecendo a commodity iraniana, às vezes acompanhada pela promessa de documentação falsa para disfarçá-la como o óleo de uma origem diferente.
Buscando reverter a queda nas exportações causada por sanções da União Europeia e dos Estados Unidos, Teerã modificou no mês passado uma rigorosa política de comercialização de petróleo em que apenas o Estado tinha permissão de comercialização via Companhia Nacional de Petróleo (NIOC), permitindo agora que empresas privadas possam negociar o petróleo.

As sanções, que visam pressionar o Irã a abandonar o que o Ocidente diz ser um programa de armas nucleares, praticamente suspendeu as vendas de petróleo do Irã para a Europa. A UE proibiu a importação desde 1o de julho e não-membros da UE como a Turquia também cortaram compras.

O petróleo iraniano destinado inicialmente para a Turquia está agora se acumulando em Sidi Kerir, um porto egípcio de trânsito no Mediterrâneo e está sendo oferecido no mercado de petróleo da União Europeia por um número crescente de pequenas empresas.

"São todas empresas offshore malucas, principalmente com iranianos por trás delas", disse um comerciante sênior de uma grande empresa estatal de petróleo. Ele disse que a maioria das ofertas foram feitas por telefone.

Nem todos os vendedores de petróleo estão baseados fora da Europa. Uma oferta vista pela Reuters foi publicada no mercado online Alibaba por uma empresa com sede na Itália.

A Salama Importação e Exportação se apresentava como uma fornecedora de óleo iraniano com capacidade para fornecer 1,2 milhão de barris por mês com carregamento a partir de Sidi Kerir.

A proibição da UE às importações de petróleo e a escassez de seguro de transporte combinados com medidas dos EUA contra transações com o banco central do Irã cortaram as exportações de petróleo do iranianas em 50 por cento desde fevereiro.

Os comerciantes dizem que até sete milhões de barris de petróleo iraniano, ou sete embarques no valor de cerca de 700 milhões de dólares, estão presos no Egito e estão sendo oferecidos mais baratos para carregamento imediato.

Alguns vendedores oferecem ajuda para driblar as sanções ou publicidade indesejada, fornecendo um certificado de origem iraquiana e preços fictícios.

O chefe de uma mesa de petróleo disse que recebe cerca de três telefonemas por dia com ofertas de petróleo com preços bastante reduzidos.

Fonte: Reuters

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir