Explosão em terminal petroquímico

Uma forte explosão de um tanque de combustível da Transpetro, assustou moradores e funcionários por volta das 22h de ontem. O tanque estava no terminal petroquímico do Miramar, no quilômetro 02 da rodovia Arthur Bernardes,próximo ao conjunto Promorar, no bairro do Val de Cans. Duas pessoas ficaram levemente feridas.


“Eu estava conversando com meu amigo na rua, e só ouvi o estrondo. Quando olhei pro céu ele estava todo alaranjado. A minha rua tava toda escura e de repente ficou toda iluminada”, comentou um adolescente,que mora no conjunto Promorar, e foi até o local para ver o que estava acontecendo. 

Rapidamente sirenes de ambulâncias e de carros-pipa do Corpo de Bombeiros começaram a romper a calmaria do fim de noite. Funcionários do terminal e parentes de trabalhadores também chegaram rapidamente para saber informações sobre colegas de trabalhadores e familiares.Entretanto, a falta de informação era geral, ao ponto de irritar algumas pessoas. Até mesmo diretores do alto escalão da CDP estiveram na portaria do terminal para garantir que ninguém "não autorizado"entrasse.

João Paulo Melo, gerente operacional da empresa Paragás, esteve nolocal. Ele estava preocupado com a integridade física de moradores do entorno da área e com os tanques da empresa para a qual trabalha, mas também quase foi impedido de conversar com a imprensa. “Eu não posso ser impedido de falar com os jornalistas por ninguém. Eu não vou falar o que houve, mesmo porque eu não sei de nada, mas se eu soubesse ninguém poderia me impedir”, queixou-se.

No terminal são armazenados 206.847 metros cúbicos de produtos líquidos e gasosos altamente inflamáveis. São eles: óleo diesel,querosene para avião, gasolina comum, gás liquefeito de petróleo(G.L.P.), além de combustível marinho. Os tanques são pertencentes a empresas privadas e públicas numa área da Companhia Docas do Pará arrendada para as empresas utilizarem a esse fim.

Nenhum técnico que estava na localidade informou se a área é considerada segura o suficiente para funcionar numa área residencial.

O DIÁRIO entrou em contato com a assessoria de comunicação da CDP, e nos foi informado que não era possível ser fornecido esse tipo de informação, uma vez que os diretores da companhia estavam reunidos com diretores da Transpetro, e somente um diretor ou um técnicocredenciado poderia fornecer tal explicação mais detalhada, e isso não seria possível até o fechamento dessa edição.

NOTA

Em nota, a Transpetro informou que, por volta das 22h10 de quinta-feira (26/07), houve um princípio de incêndio durante operação de limpeza de uma linha de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Terminal de Belém. Imediatamente, a brigada de incêndio foi acionada. Dois empregados tiveram ferimentos leves e foram levados ao hospital, mas já foram liberados. Uma comissão será criada para apurar as causasdo incidente.

Fonte: Diário do Pará

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir