OGX conclui teste de formação no poço OGX-88, na Bacia do Parnaíba‏

A OGX concluiu um teste de formação no poço OGX-88, na acumulação batizada de Bom Jesus, localizada no município de Lima Campos (bloco PN-T-68), na bacia terrestre do Parnaíba, interior do Maranhão. A OGX Maranhão, sociedade formada entre OGX e MPX, é a operadora e detém 70% de participação neste bloco, enquanto a Petra Energia detém os 30% restantes.


O teste de formação é um método utilizado para avaliar a capacidade de produção de um determinado reservatório ou parte do reservatório de um poço, o tipo de fluido (óleo, gás ou água), pressões, entre outros dados e informações técnicas. 

O OGX-88 é o primeiro poço de delimitação da acumulação de Bom Jesus, ou seja, é um poço perfurado para buscar delimitar a extensão do reservatório previamente encontrado. Durante o teste, o poço foi colocado em produção por aproximadamente 30 horas, obtendo-se três vazões distintas, que variaram conforme a abertura da válvula (choke):

• 170.000 m³/dia, na abertura de choke de 3/8” (menor abertura da válvula);
• 281.900 m³/dia, na abertura de choke de 1/2”;
• 491.000 m³/dia, na abertura de choke de 3/4” (maior abertura da válvula).

No teste foi possível observar uma baixa razão gás condensado (RGC), indicando gás seco, e demonstrando a similaridade desses resultados com os testes previamente realizados no Campo de Gavião Real. Tais resultados sustentam o futuro desenvolvimento da acumulação de Bom Jesus, permitindo a continuidade da perfuração de mais poços de delimitação nessa área.

O poço OGX-88 localiza-se a 1,4 km do poço pioneiro descobridor desta acumulação, o OGX-34, e a aproximadamente 30 km de distância do Campo de Gavião Real, que está em fase avançada de desenvolvimento da produção.

“O resultado apresentado nesse teste nos deixa ainda mais confiante com o potencial da Bacia do Parnaíba, que além desse promissor prospecto conta também com o Campo de Gavião Real, já declarado comercial, e cuja produção e geração de caixa se iniciará já em 2013”, comentou Luiz Carneiro, Diretor Presidente da OGX.

Fonte: i n s i g h t n e t . c o m . b r

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir