Plataforma P-55 ficará pronta no primeiro trimestre de 2013


Começou a ser construída no Estaleiro Rio Grande, no sul do país, a nova plataforma da Petrobras - P-55. Na última semana, foram realizadas as últimas pesagens e o começo do içamento da parte superior da plataforma. Segundo a Petrobras, a operação de unificação do casco com a parte superior (mating), deve ser concluída até a próxima sexta-feira (6).

No entanto, para integrar as duas partes da plataforma será necessário erguer o deckbox (parte que fica sobre o casco) a uma altura de 42 metros. A P-55 vai precisar de seis rebocadores que devem auxiliar no deslocamento das 17 mil toneladas para o dique seco (piscina gigante onde embarcações são consertadas e construídas) localizado no polo naval.

A nova plataforma está avaliada em US$ 1,7 bilhão e deve ser totalmente finalizada no primeiro trimestre de 2013. Depois de concluída, a P-55 será levada para a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, onde deverá extrair 180 mil barris de petróleo por dia e comprimir 6 milhões de metros cúbicos de gás. Em nota, a Petrobras informou que essa foi a maior operação do gênero já realizada no mundo.

Um dos motivos alegados por fontes ligadas ao setor naval, diz que o atraso na entrega das plataformas foi causado por um “erro na construção dos nós da plataforma”, que fazem o entrelaçamento dos cabos de aço que ligam as duas partes do equipamento de operação.

Desenvolvimento P-55
O módulo que está sendo incorporado ao casco da P-55 foi desenvolvido pela QUIP - empresa formada a partir de um consórcio entre a Iesa Óleo e Gás, UTC Engenharia e a Queiroz Galvão. Esse consórcio também foi responsável pela integração da P-53. O casco da P-55, que foi construído no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, está atracado no cais Sul do Estaleiro Rio Grande desde 16 de janeiro deste ano.

Fonte: NN

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir