Brasil instalará o primeiro terminal petroleiro flutuante do mundo.

A Petrobras instalará o primeiro terminal flutuante do mundo, capaz de abastecer diretamente do alto-mar os barcos que transportam petróleo a partir de 2014.

"Nossa solução logística inédita, a Unidade Offshore de Transferência e Armazenamento (Uota), permitirá armazenar o petróleo em alto-mar e transferi-lo a navios de exportação", afirmou a Petrobras.

Até agora, o petróleo era levado desde as plataformas offshore até a costa, onde os navios mercantes vêm reabastecer-se.

"A nova tecnologia garantirá a economia de custos, ao reduzir a distância percorrida pelos navios de transporte de hidrocarbonetos", disse o comunicado.

A unidade, instalada a 90 km da costa do Rio de Janeiro, entrará em serviço em junho de 2014.

A Uota estará situada em um navio estacionado na proximidade das plataformas de extração, que é capaz de armazenar 2 milhões de barris de petróleo, um volume equivalente à produção diária do Brasil.

Um sistema de condutores submarinos e de válvulas transportará o petróleo da plataforma até o barco de armazenamento.

A fabricação desta unidade é estimada em 318 milhões de dólares, sem contar os custos de fretar o navio, que é construído na China pela companhia indiana Tanker Pacific.

Fonte: AFP

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir