Petrobras descobre pré-sal em Carcará

A Petrobras anunciou que descobriu um novo reservatório em poço no pré-sal da Bacia de Santos. Os novos dados apontam que a continuação da perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), do prospecto Carcará, localizado no bloco BM-S-8, a uma profundidade de 6.213m, poderá se tornar uma das mais importantes descobertas da Estatal, ao lado de campos como Lula e Guará, todos em Santos.

O poço de Carcará, que ainda se encontra em perfuração, está situado a 232 km do litoral do estado de São Paulo, em lâmina d'água de 2.027 metros, com uma coluna superior a 400 metros de petróleo, contendo excelentes características de porosidade e permeabilidade, sendo considerado pelos petroleiros uma das mais expressivas e significantes descobertas da Estatal no pré-sal brasileiro.

Carcará foi descoberto pela Petrobras, operadora com 66% de participação, em parceria com a Petrogal Brasil, com 14%, e as brasileiras Queiroz Galvão e Barra Energia, ambas com 10% de share no bloco. De acordo com as informações divulgadas, o Consórcio deve prosseguir com as atividades para a avaliação da área, conforme previsto no Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em comunicado, a Petrobras informou que o território de Carcará continuará com as operações de perfuração, “com o objetivo de se determinar a espessura total dos reservatórios portadores de petróleo bem como a presença de zonas de interesse mais profundas. O petróleo encontrado de boa qualidade, possui cerca de 31º API (American Petroleum Institute)”.

Descoberta em Carcará

A descoberta do poço de Carcará já havia sido divulgada em 20 de março deste ano, mas a continuidade da perfuração surpreendeu a todos pelo gigante volume de óleo encontrado e ainda de ótima qualidade. Este reservatório ainda poderá entrar para a história do pré-sal no Brasil, sendo comparado com grandes descobertas como Lula (ex-Tupi) e Sapinhoá (ex-Guará).

O campo de Lula, também chamado de Tupi, possui aproximadamente 5 bilhões de barris de óleo equivalente. Já o campo de Sapinhoá, conhecido como Guará, tem capacidade para produzir 120 mil barris de petróleo dia (bpd).

Fonte: NN


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir