Revitalização de campos maduros pode se igualar a novas decobertas

A revitalização de campos maduros em todo o mundo pode resultar em um acréscimo de 25 milhões de barris de petróleo por dia em até 30 anos, quantidade equivalente ao volume estimado gerado por novas descobertas. Foi essa a conclusão do Superintendente de Jazidas da colombiana Ecopetrol, Jaime Orlando Castañeda, que falou sobre os projetos da petroleira para recuperação da extração de óleo em campos que já ultrapassaram o pico de produção no painel “Revitalização de Campos Maduros Onshore”, na Rio Oil & Gas nesta terça-feira.
 
A empresa conseguiu alcançar um fator de recuperação de 18% nos últimos seis anos e uma produção diária de quase 800 mil barris. Já a estatal brasileira Petrobras tem um fator de recuperação médio de seus campos de 30%.
 
A empresa implementa, desde 2003, uma estratégia para revitalização de campos maduros e utiliza técnicas como o aumento do nível de injeção de água, vapor e polímeros para recuperação dos campos, mas testa também a injeção de glicerina. “As concessões onshore são muito importantes para a Petrobras e trazem resultados muito satisfatórios”, diz o Gerente Geral de Reservas e Reservatórios do E&P da Petrobras, Carlos Eugênio da Ressureição, que também participou do painel.
 
Fonte: UdP / FSB Comunicações

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir