Coppe lança tecnologia de geração de energia através do mar

 

O Instituto Adalberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) pretende lançar uma tecnologia de geração de energia a partir do movimento das ondas. O instituo colocou seu protótipo, com 100 KW de capacidade, operando em fase de testes, no Porto do Pecém, no Ceará.

De forte apelo ambiental, por ter impacto praticamente zero, a geração deste tipo de tecnologia custa quatro vezes mais do que a geração hidrelétrica e duas vezes mais, em média, do que a geração eólica.

De acordo com a Coppe, o custo de geração pode diminuir conforme o aumento da capacidade instalada. Baseado em estudos conduzidos em outros países, a instituição estima que o custo médio da geração oceânica cai bastante para uma capacidade instalada de 10 MW.

Para reduzir o custo de produção, algumas barreiras precisam ser transpostas. Um primeiro passo é aperfeiçoar os equipamentos e introduzir sistemas de controle que façam a geração ser mais eficiente. O outro é a escolha de um local com maior potencial energético. Nesse sentido, o ideal é que se encontre uma maneira de instalar o projeto a uma distância maior da costa.

Há negociações em curso com Furnas para financiar o desenvolvimento desse dispositivo. A diretora de planejamento, gestão de negócios e de participações da Eletrobras Furnas, Olga Simbalista, confirmou que a empresa procurou a Coppe/UFRJ para tratar do assunto.


Para mais informações sobre esta nova tecnologia clique aqui.
 
Fonte: Valor / NNPetro.
Por: Carlos Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir