HRT e TNK-Brasil celebram acordo com a Petrobras

A Petrobras, a HRT O&G e a TNK-Brasil assinaram hoje protocolo de intenções para a monetização do gás da Bacia do Solimões (AM), onde se concentra a segunda maior reserva do país. A solenidade teve a participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, do governador do Amazonas, Omar Aziz, e dos presidentes da Petrobras, Maria das Graças Foster, da HRT, Marcio Rocha Mello, e da TNK-Brasil, Michael Morgan.

O objetivo do Protocolo é integrar esforços para avaliar a viabilidade técnica, econômica, ambiental, financeira, jurídica, regulatória e tributária para a implementação da monetização do gás natural vinculado às concessões em áreas contíguas ao Campo de Juruá , visando à elaboração de um modelo de negócio denominado Projeto Solimões. O Protocolo prevê a elaboração de um plano de trabalho, em até 30 dias, que definirá atividades e cronogramas referentes ao projeto. O Protocolo tem prazo de vigência de 6 meses, podendo ser prorrogado mediante aditivo e não acarreta obrigação de firmar negócios futuros.

– “A união de esforços e expertise das três companhias, com o apoio do governo do Estado do Amazonas e do Governo Federal, representa um passo importante para o desenvolvimento da indústria de gás natural do Brasil e consolida o avanço da HRT e da TNK-Brasil na estratégia de monetização de seus ativos na Bacia do Solimões”, comentou Marcio Rocha Mello, Diretor-Presidente da HRT.

No mês passado, a HRT comunicou ao mercado que o teste de formação do poço 1-HRT-9, na Bacia do Solimões, indicou um potencial de produção de até 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia na estrutura, quando atingir sua fase de desenvolvimento. É um dos melhores poços já perfurados e testados em área terrestre do Brasil, levando-se em conta a qualidade do reservatório. A descoberta representa a abertura de uma nova área de exploração a sudoeste da Bacia do Solimões. Registre-se que Solimões produz óleo e gás há 25 anos, sendo atualmente a maior produtora de gás e a quinta de óleo condensado do Brasil.

A presença da Petrobras na região é uma clara demonstração de qualidade do ativo. Segundo levantamento produzido com base em informações da ANP (Agência Nacional de Petróleo), conclui-se que a HRT dispõe de dois poços de gás terrestre de uma lista dos 10 maiores do país. A TNK-BP é a terceira maior produtora de petróleo na Rússia e está entre as 10 maiores companhias do mundo. A petrolífera investiu, através de sua subsidiária brasileira, US$ 1 bilhão na parceria com a HRT para a exploração de 21 blocos na Bacia do Solimões, por identificar nesse empreendimento uma excelente oportunidade para investir.

Com o memorando de entendimentos, abre-se uma enorme possibilidade de se viabilizar economicamente o gás, trazendo emprego e renda para a Região Amazônica, sem descuidar dos rígidos protocolos de respeito ao meio ambiente. A HRT aposta no progresso do Brasil e na melhoria da qualidade de vida do seu povo.

Fonte: UdP / i n s i g h t n e t . c o m . b r

1 comentários:

Anônimo disse...

como faço para envia crriculum

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir