China se torna o maior importador de petróleo

A China ultrapassou os Estados Unidos como maior importador líquido de petróleo do mundo, uma mudança histórica que deverá mexer com a geopolítica dos recursos naturais no mundo, informa o Financial Times.

As importações líquidas de petróleo dos EUA - que incluem petróleo bruto e derivados refinados - caíram em dezembro para 5,98 milhões de barris/dia, o menor volume desde fevereiro de 1992, de acordo com dados preliminares do Departamento de Energia dos EUA. No mesmo mês, as importações líquidas de petróleo da China subiram a 6,12

Desde meados dos anos 70, os EUA têm sido o maior importador global de petróleo. Entretanto, as mudanças entre China e Estados Unidos são preliminares. O mercado de energia vai aguardar por mais dados mensais antes de confirmar a troca de posição entre os dois países no ranking de importação global de petróleo, em parte porque razões tributárias podem ter distorcido as estimativas de importações líquidas em dezembro.

De acordo com o FT, as empresas petrolíferas dos EUA reduzem suas compras líquidas de petróleo no fim do ano para diminuir seus estoques e, dessa forma, suas despesas com impostos.

Fonte: NN Petro

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir