Clariant desenvolve tecnologia própria para incrementar produção de etanol celulósico

a Clariant desenvolveu tecnologia própria para incrementar produção de etanol celulósico, também conhecido como de 2ª geração. Testada em escala comercial na Europa, a tecnologia sunliquid™ da Clariant assegura maior produtividade e economia de energia na geração de etanol a partir do bagaço, folhas, cascas e demais resíduos da cana e de outras fontes. Investimento necessário para implantação de uma unidade Sunliquid é de aproximadamente US$ 100 milhões, mas a tendência é reduzir esse valor para apenas dois dígitos.

Líder mundial em especialidades químicas, a multinacional suíça Clariant planeja licenciar a tecnologia também no Brasil, onde o aproveitamento do excedente do bagaço da cana que não está sendo usado para a geração de bioenergia, pode proporcionar um aumento de até 50% sua produção doméstica de etanol. Em um momento em que o setor sucroenergético passa por dificuldades e luta para manter sua competitividade frente a alternativas encontradas em outros países, como etanol de milho, nos Estados Unidos, e açúcar de beterraba, na Europa, o etanol celulósico tende a ser o caminho para o tão desejado incremento na produção brasileira desse combustível renovável.

O investimento necessário para erguer uma unidade Sunliquid para a produção de 20 milhões de galões (quase 76 milhões de litros) seria em torno de US$ 100 milhões. Em contrapartida ao investimento inicial em uma planta, que deve ficar próxima a local de produção da matéria-prima vegetal, a incorporação dessa tecnologia possibilitará a redução de custos, devido à maior produtividade e redução no consumo de energia.

Teste em escala comercial

A Clariant desenvolve a tecnologia sunliquid desde 2006 e vem testando o método em escala piloto desde 2009. No ano passado, a multinacional inaugurou a maior planta de demonstração de produção de etanol de 2ª geração, em Straubing, na Alemanha, com o apoio do governo bávaro e do Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha. O projeto pioneiro produzirá até 1.000 toneladas de etanol celulósico a partir de 4.500 toneladas de palha de trigo, através da aplicação da tecnologia sunliquid da Clariant.

Também está sendo testado nesta planta m novo processo de purificação desenvolvido pela Clariant, que vai assegurar que a quantidade total de energia necessária para o processo possa ser obtida a partir da lignina, substância residual não reciclável. A fim de oferecer uma solução de alta produtividade e baixo custo para a produção de etanol celulósico, o sunliquid™ utiliza uma combinação exclusiva de avançadas tecnologias proprietárias, o que o diferencia da concorrência.

Como funciona

O sunliquid™ tem como principal diferencial sua flexibilidade, pois se trata de um método biotecnológico que possibilita o processamento de todos os tipos de matérias-primas lignocelulósicas, convertendo com eficiência o bagaço da cana ou de outra fonte em etanol celulósico de segunda geração.

A tecnologia Clariant resulta em um processo totalmente integrado, no qual enzimas otimizadas, específicas para cada tipo de matéria-prima, asseguram alta produtividade em condições estáveis. A produção das enzimas integrada ao processo proporciona flexibilidade e reduz os custos de produção. Através de um novo organismo de levedura, os açúcares C5 e C6 podem ser convertidos em etanol, aumentando a produção em aproximadamente 50%.

O processo Sunliquid alia a hidrólise enzimática de materiais celulósicos a um processo de fermentação com micro-organismo desenvolvido pela Clariant. Com isso, é possível converter 90% da celulose e hemicelulose presentes no material fibroso em álcool, na razão de 4,5 toneladas de bagaço de cana para uma t de etanol de segunda geração.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir