Foster rebate tucanos: 'Petrobras não passa por dificuldades financeiras'

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, desmentiu ontem (12) a afirmação tucana de que a empresa estaria “quebrada” e sem condições de investir na exploração da camada do pré-sal. A tese da “ineficiência” da companhia sob gestão petista foi defendida em ato político realizado pelo PSDB em Brasília, também ontem à noite. O evento faz parte da série de atividades programadas para alavancar a pré-candidatura do senador mineiro Aécio Neves à presidência da República e formatar o discurso tucano para 2014.

“A Petrobras não passa por qualquer dificuldade financeira. Nossos investimentos em 2012 chegaram a R$ 84,1 bilhões, a maior realização na história da Petrobras”, disse Foster em entrevista ao site da bancada do PT na Câmara Federal.

“Temos, como sempre tivemos, em 60 anos de história, grandes desafios a superar, que são também enormes oportunidades de crescimento para a companhia”, completou.

Partilha x concessão

No ato do PSDB, Aécio defendeu o fim de regime de partilha para a exploração das novas reservas (segundo o qual a Petrobras fica com pelo menos 30% de todos os poços), argumentando que a companhia não teria capacidade financeira para bancar tal investimento.

Segundo o senador, “a partilha estagnou a produção, afugentou investidores e descapitalizou a empresa”. Ele e o partido defendem a volta do regime de concessões à iniciativa privada, como ocorreu no governo Fernando Henrique Cardoso.

Também aqui, Foster contradisse Aécio. Ela lembrou que as metas em relação ao pré-sal estão sendo cumpridas e os resultados são “os melhores possíveis”. Foster relatou que no mês de fevereiro a estatal atingiu a marca de 300 mil barris/dia de petróleo produzidos no pré-sal. Isso, segundo ela, ocorreu em apenas sete anos após a descoberta da camada do pré-sal.

A dirigente disse ainda que a mesma marca só foi obtida, no Golfo do México, após 17 anos de exploração. “Nós conseguimos isso no pré-sal com apenas 17 poços produtores, o que mostra a elevada produtividade desses campos já descobertos”, disse.

Fonte: Rede Brasil Atual

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir