Tecnologia trata resíduos sólidos em plataformas e embarcações

A Tridimensional Engenharia vai começar a fabricar uma nova tecnologia no Brasil voltada para o tratamento de resíduos sólidos no setor offshore. O equipamento, desenvolvido pela britânica DPS Global e trazido ao Brasil pela parceria tecnológica das duas empresas, pode ser instalado em plataformas e embarcações para dar fim ao grande volume de resíduos produzidos, sem gerar emissões de gases poluentes na atmosfera.

De acordo com o presidente da Tridimensional, Antonio Müller, a tecnologia, denominada ST-150, pode representar um ganho tanto na parte ambiental, quanto na parte de custos para as empresas que operam as plataformas e embarcações.

“Hoje há muitos gastos com embarcações de apoio para despachar os resíduos, além de trazer o problema para terra, onde já existe uma dificuldade em relação ao que fazer com o lixo. O mundo está vendo isso e a Marinha Britânica já está usando essa tecnologia”, destacou.

Em avaliação divulgada em 2011, o Ibama calculou a produção de resíduos sólidos em 44.437 toneladas somente nas atividades de Exploração e Produção offshore em 2009. Desse total, 54% foram classificados como resíduos perigosos. O órgão ainda não apresentou dados mais recentes, mas de lá para cá a quantidade de plataformas e embarcações em operação aumentou bastante.

A tecnologia apresentada pela Tridimensional leva os resíduos - como panos, restos de comida e lixo em geral - a uma temperatura de até 900°C, sem a presença de oxigênio, de forma que os resíduos são transformados em cinzas, sem que haja a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Segundo Müller, o equipamento pode reduzir o volume dos rejeitos em mais de 90%, além de ter uma capacidade de processar de 120 kg por hora até 580 kg por hora, dependendo do tipo de resíduo.

A Tridimensional é uma das empresas mais tradicionais do mercado de engenharia industrial brasileiro, com atuação nas áreas de energia, óleo e gás, mineração, metalurgia e siderurgia,papel e celulose, química e petroquímica.

Fonte: TN Petroleo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir