Dilma diz que o pré-sal abre oportunidade histórica

As reservas petrolíferas do pré-sal abrem "uma oportunidade histórica" para o desenvolvimento do Brasil em todas as áreas, afirmou nesta terça-feira a presidente Dilma Rousseff em um ato em que se lembrou a marca de mais de 500 mil barris diários produzidos desta forma.
 
"Com o pré-sal temos uma oportunidade histórica sem precedentes tanto na área social como na econômica", afirmou ela em ato organizado no Rio de Janeiro pela Petrobras.
 
A Petrobras, com o início da operação de um novo poço no pré-sal, alcançou em 24 de junho uma produção recorde de 520 mil barris diários na área. Essa marca foi atingida só oito anos depois do primeiro achado de petróleo no pré-sal, em 2006, e com apenas 25 poços em operação.
 
A empresa destacou em comunicado, a título de comparação, que precisou 31 anos desde sua fundação, em 1953, para alcançar uma produção diária de 500 mil barris e que para obter esse volume foi necessário perfurar 4.108 poços. Segundo o comunicado, as empresas que operam no Golfo do México precisaram de 20 anos para conseguir a marca de 500 mil barris diários e as que exploram no Mar do Norte necessitaram de dez anos.
 
A produção do pré-sal já representa 22% de todo o petróleo extraído pela Petrobras. Dilma garantiu que conseguir esse volume de produção em oito anos representa uma 'façanha' e acrescentou que as reservas do pré-sal representam uma 'riqueza inigualável' para o país.
 
A governante disse que, além de impulsionar a economia, as reservas multiplicarão os investimentos do país em saúde e educação graças à lei que determina que os royalties do petróleo sejam destinados exclusivamente a estes setores.
 
Ela lembrou igualmente a lei que destina as riquezas do pré-sal a um fundo de desenvolvimento e que impede que os recursos sejam desperdiçados, assim como a lei que determina que 60% dos equipamentos utilizados na exploração das reservas sejam de origem brasileira, o que impulsiona a indústria nacional.
 
Segundo Petrobras, o pré-sal responderá por 50% dos 4,2 milhões de barris que a empresa prevê produzir em 2020.
 
Fonte: EFE
Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir