Ministro diz que sanções contra Rússia afetam petróleo

O ministro de Recursos Naturais da Rússia, Sergei Donskoy, disse nesta quarta-feira que as sanções do Ocidente tiveram um impacto no nascente setor de petróleo de difícil extração do país, visto como uma próxima fonte de riqueza fundamental, relatou a agência de notícias Interfax.

A produção de larga escala de petróleo não convencional na Rússia, a maior produtora de petróleo bruto do mundo, está de 5 a 10 anos distante de sua capacidade, embora alguns poços tenham começado a produção mesmo ainda não sendo economicamente viáveis.

"As sanções já tiveram impacto na produção de reservas de difícil recuperação. Como regra, nossos trabalhadores utilizam tecnologias estrangeiras e tentam adaptá-las às nossas condições", disse Donskoy à agência russa.

Os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções sobre Moscou por conta de seu papel no conflito ucraniano, limitando acesso ao financiamento de sua principal produtora de petróleo, a Rosneft, e à maior companhia não estatal de gás natural, a Novatek.

As sanções proíbem o fornecimento de certos bens e tecnologias para a Rússia utilizar no Ártico, em águas profundas e na produção e exploração de óleo de xisto.

"Um das esferas que pode ser afetada por sanções é a (produção) em alto mar, devido à grande exposição a tecnologias estrangeiras", disse ele, segundo a Interfax.

Ele também disse que as companhias russas podem ter acesso a equipamentos de outros países, tais como a China.

Estima-se que 75 bilhões de barris de recursos petrolíferos de xisto tecnicamente recuperáveis possam estar sob a formação russa de Bazhenov, de acordo com a Administração de Informação Energética dos Estados Unidos, mais do que nos Estados Unidos, o maior produtor mundial de óleo de xisto.

No entanto, a extração desse óleo em grande escala está a anos de distância, segundo uma nota da agência de classificação de risco Standard & Poor's, no mês passado.

Fonte: Reuters
Imagem: Getty Images

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir