Petróleo mais barato ameaça investimentos da Petrobras no pré-sal

A forte queda do preço do petróleo no mercado internacional pode colocar em xeque a viabilidade de investimentos da Petrobras na área do pré-sal. A cotação da commodity caiu de pouco mais de 100 dólares por barril para 85 dólares em cerca de duas semanas. Segundo fontes ouvidas pelo jornal Valor Econômico, para manter rentável a exploração do pré-sal, a estatal poderia suportar preços do petróleo de até 60 dólares por barril.

Nos últimos dias, no entanto, a cotação ainda supera o custo para produzir, transportar e pagar impostos sobre o óleo extraído, que estava em cerca de 71,55 reais por barril no segundo trimestre, segundo o balanço da empresa do segundo trimestre. 

Ainda que não comprometa as margens, o atual patamar de preço ameaça a execução do plano de investimentos da companhia, de 220,6 bilhões de dólares para este e os próximos quatro anos. A Petrobras previa um preço médio para o barril de 100 dólares até 2017 e de 95 dólares entre 2018 e 2030. Baseada nessa estimativa de preço, a empresa espera uma geração de caixa de 182,2 bilhões de dólares ao longo dos próximos cinco anos. 

Sem esse patamar de preço, a estatal terá que optar entre investir menos que o previsto, fazer um novo aumento de capital ou contrair mais dívidas. Com isso, a situação da empresa pode ficar ainda mais complicada, já que sua dívida soma 241 bilhões de reais, patamar que corresponde a quase 4 vezes a geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). 

Fonte: Agência Estado/VEJA

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir