Sistema hidráulico de propulsor é nacionalizado com sucesso

Fornecedora global de motores e equipamentos navais, a Wärtsilä Brasil escolheu a Parker para desenvolver o sistema hidráulico que aciona um componente vital de um de seus principais equipamentos. Conhecido como thruster, o propulsor responderá pela movimentação e posicionamento dinâmico de navios-sondas de perfuração que estão sendo construídos para ser empregados em breve nos campos do pré-sal.

As Unidades Hidráulicas de Força (HPUs) projetadas pela Parker fornecem a força necessária para a perfeita movimentação dos thrusters, além de manter a embarcação estável em alto-mar. Esta é uma condição indispensável para o bom funcionamento das sondas, pois qualquer oscilação durante a perfuração pode comprometer os resultados do processo.

“A integração entre as engenharias da Parker Holanda e Brasil e o gerenciamento do projeto próximo ao cliente fizeram com que a transferência de tecnologia fosse realizada com sucesso”, relata Gustavo Meneghello, gerente de Unidade de Negócios da Parker. “A troca de experiências entre as equipes na Europa e no Brasil foi fundamental para o bom resultado do trabalho”, observa.

Solução Integrada

Desenvolvido no Brasil pela Divisão Hidráulica da Parker, o projeto integrou componentes como bombas hidráulicas, conexões, tubos, sensores, reservatórios, motor elétrico e trocador de calor.

A Parker também forneceu painéis pneumáticos, painéis elétricos e os LubOils, sistemas que lubrificam automaticamente os eixos do thruster e foram instalados no sistema de propulsão Wärtsilä.

Como o equipamento opera em contato com a água do mar, ele recebeu também um sistema de filtração para preservar o óleo hidráulico de eventual contaminação que comprometeria seu funcionamento.

Conteúdo Local

“A grande vantagem é ter o conteúdo local que precisamos para nossos projetos”, afirma o engenheiro de Desenvolvimento de Fornecedores da Wärtsilä, Marcos Rosalem. “Conseguimos nacionalizar a solução com redução de custos, e isso nos possibilitou atingir o conteúdo local exigido para projetos navais no País”, avalia. 

Os equipamentos integrados com as tecnologias Parker equiparão sondas dos estaleiros Jurong e Ecovix. Cada embarcação receberá seis HPUs e seis sistemas LubOil. Três conjuntos fabricados no Brasil já foram enviados aos estaleiros internacionais, e um quarto será fornecido nas próximas semanas.

Presença em mares brasileiros

De origem finlandesa, a Wärtsilä atua no Brasil desde 1990 fornecendo motores principais e auxiliares, conjuntos geradores e serviços de propulsão para embarcações e aplicações offshore, além de equipamentos para usinas de energia. Na área naval, a Wärtsilä Brasil tem base instalada com capacidade superior a 800 MW em mais de 200 navios e embarcações.

Nos últimos anos, a empresa tem participado de diversos contratos para a construção de plataformas de perfuração e fornecimento de sistemas de bombeamento, motores e propulsores para a indústria de petróleo e gás.

Fonte: UdP

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir