Petrobrás pode acabar com sonho do Brasil de ser um grande produtor de petróleo


O jornal britânico Financial Times lança dúvidas sobre a previsão brasileira de que o País poderia se tornar um dos cinco maiores produtores mundiais de petróleo em 2020. O escândalo de corrupção pode reduzir investimentos da estatal, o que geraria problemas até na saúde e educação.

“Analistas e executivos do setor dizem que a exploração do pré-sal poderá ser a maior vítima da crise que atinge a Petrobrás, juntamente com o sonho do Brasil de se tornar um dos cinco maiores produtores mundiais de petróleo do mundo em 2020″. Após ouvir analistas, o FT diz que o robusto programa de investimentos da estatal na exploração de petróleo da camada do pré-sal “não é mais viável”.

Além dos problemas financeiros gerados pela corrupção descoberta na empresa,a queda do preço do petróleo também pode tornar inviável a exploração de alguns campos brasileiros. O FT cita que o ponto de equilíbrio financeiro para a produção da Petrobrás no pré-sal seria de US$ 45 o barril. Há poucos dias, o petróleo operavam abaixo desse valor.

“Se a Petrobras, que detém um quase monopólio sobre o petróleo e a produção de gás no Brasil, for forçada a cortar investimentos no pré-sal, os efeitos seriam sentidos muito além da indústria”, diz o texto. “Fundos para pesquisa e desenvolvimento secariam e até escolas e hospitais poderiam ser privados de bilhões de dólares prometidos a partir dos lucros do pré-sal e dos royalties”, completa o Financial Times.

Fonte: Agência Estado

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir