BNDES reduz previsão de investimentos para setor de petróleo


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reduziu em 30 por cento a sua previsão de investimentos do setor de petróleo e gás no Brasil, entre 2015 e 2018, para 360 bilhões de reais, afirmou à Reuters nesta sexta-feira o gerente do Departamento de Gás e Petróleo e Cadeia Produtiva do banco, André Pompeo Mendes.

Com a nova estimativa, impactada pela queda de investimentos esperados da Petrobras, os aportes no período ficarão quase estáveis frente ao período de 2010 e 2013, de acordo com o executivo.

Na estimativa anterior, que previa aportes de 509 bilhões de reais, o aumento dos investimentos, na mesma comparação, seria de 42,1 por cento.

A redução do montante foi calculada com base em informação publicada pela Petrobras, em janeiro, de que investiria até 33 bilhões de dólares neste ano, ante a média anual de aportes de algo entre 40 bilhões e 45 bilhões de dólares.

"Sendo assim, em seguida ajustamos o número anterior por volta da mesma ordem de grandeza, uma vez que os investimentos do setor dependem fortemente da Petrobras", afirmou Mendes, destacando que o número depende de alterações da taxa de câmbio.

O executivo destacou que o valor ainda pode ser revisto após a publicação dos balanços financeiros da Petrobras auditados do terceiro e quarto trimestres e da divulgação do Plano de Negócios da Petrobras 2015-2019.

DESEMBOLSOS

O BNDES já sentiu uma redução das consultas do setor de petróleo para financiamentos de projetos, de acordo com Mendes, em meio à queda acentuada dos preços da commodity em relação ao último ano e mesmo num momento em que a Petrobras enfrenta uma de suas piores crises da história, com impacto na cadeia produtiva.

Entretanto, a expectativa do banco é que os desembolsos do setor neste ano fiquem em linha com o contabilizado em 2014.

"Os principais projetos não voltam, o que talvez afete é a entrada de novos projetos", afirmou o executivo.

No ano passado, o BNDES liberou para o setor de petróleo e gás 6,81 bilhões de reais. Desse total, 1,56 bilhão de reais foram desembolsados para o segmento de gás natural.

Fonte: Reuters
Imagem: Vanderlei Almeida/AFP

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir