Chemtech reafirma presença no mercado de gás natural


A Chemtech desenvolveu com sucesso, em conjunto com a Gas Energy e com a Vortex, o levantamento do potencial de demanda industrial de gás natural na região Sul do Brasil. O estudo, encomendado pelas Federações das Indústrias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – FIERGS, FIESC e FIEP -, será usado para planejar soluções capazes de atender a necessidade adicional de gás natural nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O projeto identificou os volumes da demanda e da oferta, com objetivo de subsidiar pedido de aumento do abastecimento, atualmente restrito ao Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL), único fornecedor atual de gás natural da região. Composto por duas partes, o trabalho incluiu a análise das possíveis alternativas de abastecimento, opções de transporte do recurso para demandas futuras, a definição dos investimentos necessários e o tempo de desenvolvimento das soluções.

Construído com base na análise da atuação de 450 empresas dos três estados e na identificação dos polos de consumo (GLP e óleo combustível) e perfil industrial de cada uma, a expectativa é que o projeto permita a construção de uma política mais sólida de distribuição de gás e o planejamento de alternativas viáveis para o aumento da demanda de gás natural. O aumento de escala é fundamental para as distribuidoras do recurso elevarem a competitividade, beneficiando o desenvolvimento da região.

Líder em projetos de engenharia para indústria e em soluções de TI Industrial, a Chemtech esteve à frente da apresentação das viabilidades técnicas, que foram apresentadas às empresas e às companhias de distribuição de gás, além do Ministério de Minas e Energia e à GASBOL. Responsável direta pelo projeto, a Gas Energy também convidou a Vortex Pesquisas para trabalhar no levantamento.

Para Leandro Russo, gerente de projetos da Chemtech, a oportunidade de interagir com companhias de projeção representou uma excelente oportunidade. “Além de contribuir para o desenvolvimento da região Sul do Brasil, o projeto representou uma ótima oportunidade para a Chemtech, pois ela manteve contato com importantes stakeholders de federações das indústrias, do Ministério de Minas e Energia e de distribuidoras de gás dos três estados dessa região, além de parceiros técnicos na área de gás natural, deixando uma boa imagem da empresa ao longo do projeto e reforçando sua atuação nessa área”, concluiu.

Firmando-se a cada ano que passa como uma importante alternativa energética, o crescimento na demanda de gás natural deve se acentuar nos próximos anos devido ao grande volume do recurso para os campos de exploração do pré-sal, de acordo com os especialistas. O recurso é considerado um combustível ambientalmente amigável, apresentando diversos benefícios quando comparado a outros combustíveis fósseis.

Sobre a Chemtech

Com 25 anos de atuação, a Chemtech realiza projetos de engenharia, soluções integradas e desenvolve sistemas industriais; através de suas áreas de Engenharia e TI Industrial, para empreendimentos industriais no Brasil e no exterior, combinando conteúdo tecnológico inovador, em conformidade com padrões internacionais de qualidade e gerando valor aos negócios de seus clientes. Parte do grupo Siemens desde 2001, a Chemtech possui atuação global, com representações internacionais nos Estados Unidos e na Alemanha. No Brasil, está sediada no Rio de Janeiro, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Reconhecida pelo seu clima organizacional premiado, a empresa figura há dez anos nas listas das Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina, Brasil e Rio de Janeiro. Visite o site www.chemtech.com.br

Fonte: UdP
Imagem: Agência Petrobras

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir