PETROBRÁS DECIDE ADIAR INÍCIO DE OPERAÇÕES EM NOVAS DESCOBERTAS NO SERGIPE



O investimento em novas explorações começa a ser afetado conforme a Petrobrás atravessa um conturbado período financeiro. A estatal decidiu adiar para a próxima década o início das operações em águas profundas na área do Sergipe, que estava previsto para 2018. A região é detentora de um enorme potencial de reservas, e é considerada a maior descoberta de petróleo feita no país após o pré-sal.

Ainda que não comprovadas, as projeções apontam para a existência de ao menos 3 bilhões de barris nas descobertas feitas na região, o que equivaleria a um quinto das reservas provadas brasileiras ao fim de 2014. A área apresentou, apenas nos últimos 12 meses, oito descobertas comunicadas à Agência Nacional do Petróleo (ANP), e vem sendo considerada a próxima fronteira petrolífera no Brasil.

“Os projetos continuam na carteira da Petrobrás, em data posterior a 2020, sem prejuízos à curva de produção prevista no Plano de Negócios e Gestão 2015-2019 da companhia”, afirmou a estatal em comunicado. A empresa previa a construção de duas plataformas para a região ainda nesta década, mas as unidades não são mencionadas em seu novo plano de investimentos.

O consultor especial do governo de Sergipe para a área de petróleo e gás, José de Oliveira Junior, lamenta a decisão, que pesará sobre a infraestrutura local para escoamento de gás natural. “Esperávamos uma adiamento (das plataformas em Sergipe), mas achávamos que o início da produção ainda seria mantido para antes de 2020″, afirmou ele. “O lado bom é que as descobertas da Petrobrás nos últimos anos devem atrair interesse para o Estado no próximo leilão da ANP, que tem blocos bastante promissores em Sergipe”, ressaltou Oliveira.

O leilão da ANP será realizado no dia 7 de outubro, e o bloco mais caro oferecido na rodada tem um lance mínimo de R$ 73,9 milhões. A área do Sergipe ainda não possui produção de petróleo em águas profundas, mas seu sucesso exploratório tem rendido grandes expectativas para a 13ª Rodada de Licitações.

Fonte: Petronotícias

Licença Creative CommonsTodo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir