Rússia reivindica controle de grandes áreas no Ártico


A Rússia apresentou sua reivindicação de controle de grandes territórios do Oceano Ártico ante a Organização das Nações Unidas, informou a chancelaria russa. O governo russo reivindica 1,2 milhão de quilômetros quadrados de plataforma submarina.

Rússia, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Noruega tentam afirmar sua jurisdição sobre partes do Ártico, onde se acredita que esteja um quarto das reservas não descobertas de petróleo e gás no mundo. Com o gradativo derretimento do gelo polar, aumentam as possibilidades de exploração na área.

Os russos foram os primeiros a apresentar sua reivindicação na ONU, em 2002, mas a entidade solicitou mais provas do país. O novo documento contém mais informações, segundo o Ministério das Relações Exteriores, e está "respaldado por amplos dados científicos coletados durante anos de investigação no Ártico".

Em 2007, Moscou fez uma reivindicação simbólica, ao soltar um barco com a bandeira russa sobre o leito do oceano a partir de um pequeno submarino no Pólo Norte.

Em meio à tensão com o Ocidente por causa da crise na Ucrânia, o Kremlin também reforça seus efetivos militares no Ártico, com a restauração de uma base militar nas ilhas da Nova Sibéria e outros postos avançados. Autoridades russas disseram que essas bases são cruciais para proteger as rotas marinhas árticas entre a Europa e o Pacífico.

Meses atrás, as forças russas realizaram manobras no Ártico com 38 mil soldados, 50 barcos e submarinos e 110 aviões. Como parte das manobras, demonstraram sua capacidade de reforçar rapidamente seus efetivos nos arquipélagos de Novaya Zemlya e Franz Josef Land.

Fonte: Estadão
Imagem: AFP/slim allagui

Licença Creative CommonsTodo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir