5.500 FUNCIONÁRIOS PARALISAM O ESTALEIRO ECOVIX AGRAVANDO CRISE



A crise no polo naval da cidade de Rio Grande vai chegando ao seu pior momento. Cerca de 5.500 funcionários do Estaleiro Ecovix, que estão construindo as plataformas P-69 e P-70 para a Petrobrás, pararam de trabalhar na última quarta-feira (21) em solidariedade a 280 funcionários que foram demitidos e não receberam as indenizações da empresa. A Ecovix havia acordado com o sindicato de metalúrgico local fazer 270 demissões mensais. Mas não conseguiu pagar as indenizações. O problema se agravou com o pagamento da quinzena salarial vencida no dia 20 e também não quitada. 

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande, Benito Gonçalves, acredita que o momento é extremamente delicado:

“ O Estaleiro EBR vai receber a P-74 para fazer a integração dos módulos que está fazendo aqui em São José do Norte. Depois disso, só vai haver demissões. Não há mais negócios. Sabemos que a Petrobrás está enviado obras que poderiam ser realizadas aqui para a China. Aqui só nos deixa desemprego. O cronômetro do fim do nosso polo naval está ligado e andando rápido”.

Outro problema que a cidade está enfrentando é em relação ao ainda parado Estaleiro QGI. As informações da Petrobrás ainda estão muito confusas e acabam gerando insatisfações por toda parte. 

Numa decisão de bom senso nos primeiros dias de julho deste ano, a estatal decidiu manter a construção das Plataformas P-75 e P-77 no Brasil, no Estaleiro QGI. A decisão veio de encontro ao que toda cidade de Rio Grande, sede do estaleiro, esperava depois de muita pressão de trabalhadores e até mesmo do prefeito da cidade, que esteve no Rio de Janeiro, na sede da Petrobrás, em reunião com o diretor de engenharia e serviços, Roberto Moro. Passados três meses, mesmo depois de assinado um protocolo de entendimento, nada mudou. E tudo que foi prometido, não foi cumprido. O contrato ainda está sem assinar e a cidade de Rio Grande experimentando dias de incertezas, sem que o contrato ainda esteja resolvido. O estaleiro está parado a espera de chegar tempos melhores.

Fonte: Jornal Dia a Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir