Brasil e EUA aprofundam cooperação em energia


Brasil e Estados Unidos deram mais um passo para fortalecer a cooperação para o desenvolvimento de tecnologias em energia, em especial nas áreas de energias renováveis, eficiência energética e redes inteligentes, ou Smart Grids. Nesta terça-feira (20/10), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, foi recebido em reunião pelo secretário de Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz, na sede de Departamento de Energia americano, em Washington para discutir ações de parceria.

A próxima reunião para dar sequência nas ações de cooperação entre os países foi marcada para novembro, quando começam a ser  operacionalizadas as atividades selecionadas, que se inserem no Diálogo Estratégico em Energia Brasil - Estados Unidos (SED).

"Iniciamos desde sexta-feira diversas reuniões com potenciais investidores e com alavancadores de investimento para o setor elétrico,  aqui e em Nova Iorque, e hoje, junto com nosso embaixador Luiz Alberto Figueiredo, estivemos com o secretário de Energia dos Estados Unidos, tratando de cooperações entre o Brasil e os Estados Unidos, principalmente nas áreas de tecnologia e energias renováveis. Tivemos uma reunião bastante objetiva e, a nosso juízo, muito bem sucedida", afirmou Braga.

A colaboração entre os dois países na área energética se insere nos esforços iniciados após o compromisso firmado entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama, em junho, de atingir 20% da matriz elétrica com uso de fontes renováveis, sem contar a hidroeletricidade, até 2030. A reunião entre Braga e Moniz dá continuidade a esses esforços.

De acordo com Moniz, os Estados Unidos têm focado sua pesquisa em inovação tecnológica, com destaque para a energia solar fotovoltaica. Segundo afirmou Moniz a Eduardo Braga, os Estados Unidos têm grande interesse em contribuir com o Brasil para expandir essa fonte elétrica na matriz brasileira.

Do lado americano, Moniz afirmou que os Estados Unidos têm especial interesse em conhecer mais tecnologias em biocombustíveis, área em que o Brasil acumula grande experiência. Na reunião, ele afirmou que os países podem fomentar a troca de experiências entre especialistas e centros de pesquisa e desenvolvimento.

"O Brasil tem muito a oferecer, é um pais enorme e importante para nós", afirmou Moniz, durante a reunião.

A reunião entre Braga e Moniz faz parte da agenda da viagem aos Estados Unidos, iniciada na sexta-feira, em Nova Iorque, para apresentar oportunidades no setor de energia no Brasil a investidores internacionais e visitar centro de pesquisa tecnológica em energia. Na sexta, Braga participou de almoço com representantes de empresas e potenciais investidores, na Câmara de Comércio Brasil - Estados Unidos.

Na ocasião, proferiu palestra a convidados da Câmara de Comércio, mostrando as perspectivas do setor elétrico e os futuros projetos em estudo. Em Washington, o ministro também reuniu-se com investidores na Brazil-US Business Council.Antes de retornar ao Brasil Braga e comitiva visitarão o National Institute os Standards and Technology (NIST), agência federal americana que tem a missão de promover a inovação e a competição industrial. 

Fonte: MME
Imagem: TN Petróleo

Licença Creative CommonsTodo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional.

1 comentários:

Clube do Inglês disse...

Pena que o Brasil não sabe aproveita suas oportunidades Brasil

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir