AVIÃO SOLAR REALIZA SEU PRIMEIRO VOO A NOITE

Na semana passada, a Suíça inaugurou o que pode ser o segmento do futuro para a aviação. O avião Solar Impulse voou durante 24 horas, um feito inédito já que ele é movido por energia solar e também funcionou à noite, graças a um total de 12 mil células fotoelétricas que cobrem a aeronave, cujas baterias armazenam carga suficiente para alimentar os motores durante a noite.

Após completar um vôo histórico de 26 horas, o Solar Impulse, pilotado por Andre Borschberg, fez um pouso tranqüilo na base aérea de Payerne, no oeste suíço, três horas após o nascer do sol. "É a primeira vez na história que um avião solar fez um voo norturno disse o chefe da equipe, Bertrand Piccard.

A avançada aeronave decolou de Payerne, pela madrugada na primeira tentativa de fazer um voo totalmente baseado em energia solar, mas enfrentando também as horas de escuridão, mantendo o avião no ar durante um dia inteiro.

O teste proporcionou ao projeto suíço, avançar mais um passo rumo à meta de circular o globo apenas com a energia do sol. Testes anteriores incluíram um pequeno trajeto e um vôo de percurso mais longo, porém o feito da semana passada foi descrito como "um marco importante" pela equipe, e acontece depois de sete anos de planejamento. A equipe afirma ter demonstrado que o avião de um só lugar pode, em teoria, se manter no ar indefinidamente, recarregando suas baterias com o uso de 12.000 células solares e nada mais. Os criadores do avião começam agora a trabalhar em um segundo aparelho solar, que será mais eficiente e terá um cockpit maior, para permitir vôos ainda mais longos.

O piloto Andre Borschberg, de 57 anos, é um ex-piloto militar suíço. Por precaução, Borschberg estava de paraquedas. "A noite foi longa, então ver os primeiros raios do Sol de manhã foi uma dádiva", disse ele, após o pouso. O piloto afirmou ter feito exercício de yoga no cockpit para estimular a circulação e usou exercícios respiratórios e um spray de água para se manter acordado enquanto o avião voava em piloto automático.

O primeiro protótipo, com a forma de uma libélula gigante, tem uma asa de 63 metros. As células solares e quase meia tonelada de baterias fornecem energia para quatro pequenos motores elétricos e garantem ao avião "a potência de uma scooter", como define a equipe envolvida. A aeronave pesa menos que um carro Sedan. O chefe da equipe disse ainda que a aeronave superou o período noturno com três horas de energia ainda disponível, uma margem bem maior que a estimada. Ele espera conseguir promover voos transatlânticos entre 2013 e 2014. Especialistas do grupo Impulso Solar pretendem melhorar a aeronave com a meta de realizar em 2013 um vôo ao redor do mundo em cinco escalas.

Nicomex Notícias – Redação
nicomex@nicomex.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir