BRASKEM RECEBE LICENÇA OPERACIONAL DEFINITIVA

A Braskem recebeu no início do mês a licença de operação para sua fábrica de eteno verde concedida pela Fepam. Esta é a permissão definitiva do órgão ambiental para a partida da unidade industrial, prevista para agosto. A licença foi concedida após analise dos estudos de impacto ambiental da fábrica.

O vice-presidente da Unidade de Petroquímicos Básicos, Manoel Carnaúba Cortez, Carnaúba destacou que a unidade utilizou tecnologia para produzir o eteno verde com os mais avançados critérios de preservação ambiental. Por processar unicamente o etanol, o único efluente gerado pela fábrica é a água. O executivo aproveitou a solenidade da assinatura do contrato para informar que 80% da futura produção da planta já foi comercializada, principalmente, para clientes da Europa, Estados Unidos e Ásia.

A Yeda Crusius anunciou, na ocasião, a criação de um comitê para tratar da autossuficiência na produção de etanol no Rio Grande do Sul. O governo estudará municípios para induzir a plantação de cana. O projeto do PE Verde consumirá cerca 500 milhões de litros de etanol/ano, volume que inicialmente será adquirido em outras regiões. A unidade de eteno verde da Braskem será a primeira no mundo em escala industrial a utilizar matéria-prima 100% renovável. Com investimento de R$ 500 milhões, a planta foi construída com as melhores práticas de engenharia. A capacidade de produção será de 200 mil toneladas.

Até o momento, cerca de 2200 trabalhadores atuaram na construção da planta, destes, 174 formados pelo Programa Acreditar. O Acreditar capacitou, durante oito meses, 248 moradores de Triunfo nos cursos de eletricista, montador de estruturas, encanador, carpinteiro e soldador. O Projeto foi uma iniciativa da Odebrecht, em parceria da Braskem, SENAI e Prefeitura Municipal de Triunfo.

Primeira no mundo

A fábrica de eteno verde da Braskem é a primeira unidade industrial do mundo a utilizar etanol de cana-de-açúcar para a produção em escala comercial de eteno de origem 100% renovável. “A implantação desse projeto confirma o compromisso assumido pela Braskem de contribuir para o desenvolvimento do setor petroquímico brasileiro e do Rio Grande do Sul”, afirma o vice-presidente da Braskem Manoel Carnaúba.

Nicomex Notícias – Redação
nicomex@nicomex.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir