GE assina contrato com a Petrobras no valor de US$ 160 mi

RIO DE JANEIRO - A divisão de óleo e gás da General Electric (GE) anunciou ontem a assinatura de um contrato de fornecimento com a Petrobras no valor de US$ 160 milhões. A companhia fornecerá turbinas a gás e compressores à subsidiária holandesa da petrolífera, a Petrobras Netherlands BV, que serão utilizados nas plataformas do tipo FPSO (floating production, storage and offloading) P-58 e P-62.

De acordo com a GE, as duas FPSO deverão operar no norte do Campo Parque das Baleias, no Espírito Santo, e no Campo Roncador, na Bacia de Campos (RJ), e somam capacidade de suportar uma produção de 360 mil barris de óleo por dia a partir de 2013, data prevista do início da operação das duas unidades.

Pelo contrato, a GE Oil e Gas fornecerá oito conjuntos geradores compostos de turbinas a gás e doze conjuntos de motocompressores para as duas plataformas. Esses equipamentos serão fabricados em Florença, na Itália, e todos os testes de plena carga e de desempenho serão realizados nos centros de produção da GE também localizados na Europa.

Produção
Enquanto isso, aqui, no Brasil, a Petrobras inicia hoje, no Parque das Baleias, a extração do primeiro óleo da camada pré-sal no Campo de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 quilômetros da cidade de Anchieta (ES). O poço começará a produzir cerca de 13 mil barris de petróleo por dia (bpd) de petróleo leve e a previsão é que atinja a capacidade máxima de 20 mil bpd ainda este ano.

A produção será iniciada através da FPSO Capixaba, afretada para a Petrobras pela empresa SBM e que operava anteriormente no Campo Golfinho. Para antecipar a produção dos Campos Cachalote e Baleia Franca, a estatal explicou que foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, o que viabilizou a instalação no novo local.

Até o final do ano, está previsto que a plataforma seja interligada a um total de nove poços. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro de 2010, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia e 1,35 milhão de metros cúbicos de gás natural.

Ainda ontem a Petrobras comunicou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) ter encontrado indícios de gás no BM-ES-5, na Bacia Espírito Santo. O bloco é operado pela estatal em parceria com a americana El Paso, que possui 35% da concessão. O poço está abaixo de uma lâmina de água de 701,5 metros e chegou a 4,6 mil metros de profundidade. A área fica ao norte do Campo Camarupim.

Fonte:DCI/MAURÍCIO GODOI

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir