ENERGIA DA BIOMASSA

Para produzir a energia da biomassa é preciso um grande percurso e um exemplo disso é a lenha que se queima nas lareiras. Biomassa é o conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fontes de energia: a cana-de-açúcar, o eucalipto e a beterraba (dos quais se extrai álcool), o biogás (produto de reações anaeróbicas da matéria orgânica existente no lixo), diversos tipos de árvores (lenha e carvão vegetal) e alguns óleos vegetais (mamona, amendoim, soja, dendê), entre outros.


A energia da biomassa é derivada de plantas cultivadas, portanto, é mais ecológica. Para se ter uma idéia de como a energia da biomassa é eficiente, o etanol, extraído do milho, é usado junto com a gasolina nos Estados Unidos; e também, é produzido da cana-de-açúcar, além de responder pela metade dos combustíveis de carro produzidos no Brasil. Em vários países, mas principalmente nos Estados Unidos, o biodiesel de origem vegetal é usado junto ou puro ao óleo diesel comum.

O único problema da biomassa é que a fotossíntese mostra-se bem menos eficiente por metro quadrado do que os painéis solares. Para se ter uma boa quantidade de captação de energia por meio de plantas, é preciso uma quantidade de terra bem mais extensa. Estima-se que para movimentar todos os meios de transportes do planeta só usando biocombustíveis, as terras usadas para agricultura teriam que ser duas vezes maiores do que já são.

A biomassa se divide em três classes: sólida, líquida e gasosa. A sólida é proveniente dos produtos e resíduos da agricultura, das florestas e da fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos. A biomassa líquida é encontrada em uma série de biocombustíveis líquidos, como por exemplo o biodiesel, o etanol e o metanol. Já a gasosa é encontrada nos efluentes agropecuários. Pode ser encontrada também nos aterros de resíduos sólidos urbanos como resultado da degradação biológica anaeróbica da matéria orgânica. São formados por uma mistura de metano e gás carbônico e a energia é gerada através da combustão.

Biomassa é uma designação genérica que engloba o aproveitamento energético da matéria orgânica, ou seja, dos resíduos provenientes da limpeza das florestas, da agricultura e dos combustíveis resultantes da sua transformação. A energia pode ser obtida através da combustão direta dos materiais ou de uma transformação química ou biológica, de forma a aumentar o poder energético do biocombustível.

Existem vários aproveitamentos deste tipo de combustíveis, dos quais se salientam:
- Combustão Direta: A queima de resíduos florestais e agrícolas produz vapor de água. Este, por sua vez, é canalizado para uma turbina com o objetivo final de produzir eletricidade;

- Biogás: É um gás combustível, constituído em média por 60% de metano e 40% de CO2, que é produzido através de um processo denominado digestão anaeróbia dos resíduos orgânicos, ou seja, pela utilização de bactérias capazes de decompor os resíduos sem ser necessária a presença de oxigênio.

As áreas potenciais principais de produção de biogás são as do setor agropecuário, da indústria agro-alimentar, das ETAR municipais e dos resíduos sólidos urbanos (RSU), e a sua queima pode ser feita em pequenas instalações, para produzir energia elétrica. Uma vantagem resultante da combustão do biogás é a possibilidade de eliminar o metano, que é um dos gases que contribui para o efeito de estufa;

- Biocombustíveis: Englobam-se aqui os ésteres metílicos (biodiesel) e os alcoóis. Através da transformação de certos óleos vegetais, como o de girassol, colza, milho, palma ou amendoim obtém-se um biodiesel que pode ser misturado com o gasóleo e alimentar motores deste tipo. Outra fonte de matéria-prima é a recuperação dos óleos usados em frituras mediante uma recolha seletiva. Estes óleos podem ser facilmente transformados em biocombustível, tendo como vantagem acrescida a eliminação de uma fonte de poluição.

Ao contrário de outras energias alternativas, o método de combustão da biomassa não é limpo. Similar à combustão dos combustíveis fósseis, produz algumas quantidades de dióxido de carbono. No entanto, produzem poluentes menos danosos, uma vez que os principais elementos encontrados nos materiais orgânicos são: o hidrogênio, o carbono, o oxigênio e o nitrogênio.

A biomassa também pode ser considerada como o material conhecido por resíduos agrícolas. São restos e sobras de toda a espécie: árvores mortas, ramos de árvores, restos de relva cortada, cascas de árvores e serragem que sobram nas serrarias e indústrias de madeiras, ou também sobras de colheitas, produtos de papel e outros objetos que são descartados.

A biomassa pode ser aproveitada para produzir eletricidade reduzindo a necessidade de recorrer a outras fontes de energia. Na Califórnia, a biomassa é responsável pela produção de 2,77% de toda a energia elétrica. O uso da biomassa não contribui para o aquecimento global da Terra. As plantas usam e armazenam dióxido de carbono enquanto crescem, depois ele é libertado quando queimamos as plantas. Assim, termina-se o ciclo de armazenamento do dióxido de carbono.

Este gás em quantidades excessivas provoca o efeito de estufa ou o aquecimento global do planeta. A grande vantagem da biomassa é que pode ser reutilizada e transformada em outros produtos como o papel e fertilizantes; acumula-se menos lixo nas lixeiras e é necessária menos terra para depositar o lixo.

O uso da biomassa auxilia na preservação do meio ambiente porque pode ser reduzida, reciclada e reutilizada. Hoje em dia, descobrem-se novas formas de aplicar a biomassa, por exemplo: para produzir um álcool especial que serve de combustível para os carros. Outra maneira de usar a biomassa é transformá-la em gases inflamáveis cujo objetivo é a produção elétrica.

Por Prof° Alexandre Guimarães
nicomex@nicomex.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir