Governo decide futuro do pré-sal até o dia 31

Nas próximas duas semanas, o governo vai tomar duas decisões cruciais em relação ao pré-sal: definir o preço do barril de petróleo que servirá para calcular o valor da capitalização da Petrobras e fixar o nível de nacionalização de equipamentos para a exploração e para a produção na área. Essas informações constarão do contrato que o governo assina com a estatal até 31 de agosto.

Para fortalecer o caixa da Petrobras e dar-lhe condições de investir na exploração do pré-sal, a União concordou em entregar à companhia 5 bilhões de barris de petróleo. O preço do barril está sendo calculado por duas certificadoras, uma contratada pela estatal e outra pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). "Elas não devem chegar a coisas muito diferentes", disse o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. "No mundo inteiro, fala-se que o preço vai ficar entre US$ 5 e US$ 10."

A expectativa é de que a ANP receba o cálculo no dia 19. O preço do barril será discutido em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a ser realizada "três ou quatro dias depois". A definição do índice de nacionalização é aguardada com expectativa pela indústria brasileira, principalmente após os rumores de que a Petrobras estaria defendendo a contratação de apenas 35% de conteúdo local. Segundo Zimmermann, a Petrobras não apresentou essa proposta. "Ela quer que se trabalhe num patamar factível." Que patamar é esse, é algo que ainda está em discussão.
Fonte: TN Petroleo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir