Rio investiga manchas de óleo na Região dos Lagos

São Paulo - Manchas de um óleo pesado, semelhante a piche, foram encontradas ontem e hoje em praias de Arraial do Cabo e Cabo Frio (Região dos Lagos), no Rio de Janeiro. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), das prefeituras locais, da Marinha e da Petrobras estiveram nas praias para analisar os efeitos da poluição e coletar amostras para tentar identificar o tipo de óleo e a origem dele.

Uma das hipóteses para o vazamento é a de que o óleo seja proveniente da limpeza mal executada de tanques de navios. Pela forma altamente esparsa como as pelotas de óleo estão espalhadas em sua maioria na areia das praias, o Inea concluiu que não havia necessidade de operações de contenção.

A Marinha informou que está sendo feito o monitoramente do tráfego marítimo dos navios que tiveram como destino o Porto do Rio de Janeiro nos últimos quatro dias, além de um mapeamento das embarcações que estão perto do local. O objetivo é fazer uma comparação das amostras coletadas nas embarcações com o material encontrado inicialmente nas areias na tentativa de identificar os responsáveis e multá-los.

Apesar de a Petrobras não ter registrado problemas em suas instalações na Bacia de Campos ou nas embarcações prestadoras de serviços que operam na área, a empresa enviou equipes para ajudar na limpeza das praias. O Inea alerta os frequentadores das praias atingidas que evitem utilizar solvente para a limpeza das partes do corpo sujas de óleo, devido ao risco de intoxicação, e que usem somente óleo de cozinha.

Fonte: PortalExame

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir