CHINA E RÚSSIA VÃO INVESTIR US$ 5 BILHÕES EM REFINARIA

A China e a Rússia concordaram em investir cerca de US$ 5 bilhões em uma refinaria de petróleo conjunta na cidade chinesa de Tianjin, fortalecendo os laços entre os dois países no setor de energia. A refinaria - uma joint venture entre a China National Petroleum Corp. (CNPC), com 51% de participação, e a russa Rosneft, com 49% - terá capacidade de 260 mil barris diários, segundo um porta-voz do vice-primeiro-ministro russo Igor Sechin.

A refinaria deverá processar petróleo bruto da Rússia e do Oriente Médio. O acordo foi fechado em uma reunião entre Sechin e o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, e confirma informações recebidas pela Dow Jones na semana passada. A refinaria vai comprar 183 mil barris de petróleo bruto por dia de companhias russas a preços do mercado à vista, segundo o porta-voz. As entregas vão se somar aos 15 milhões de toneladas de petróleo bruto que a Rússia concordou em fornecer à China por ano durante 20 anos, sob um acordo de troca de petróleo por empréstimos fechado em abril de 2009.

O restante do petróleo será comprado do Oriente Médio. A Rosneft afirmou que a refinaria estará concluída em 2015 e vai produzir combustíveis motores e gás liquefeito, bem como petroquímicos. Além da refinaria, a joint venture planeja desenvolver uma rede de postos de combustível de varejo.

Fonte: Estadão Online

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir